Topo

Bola de Ouro: Neymar é votado por 'nanicos' e ignorado por Cleber Machado

Neymar ficou em 12º, a sua pior posição desde que chegou ao futebol europeu - Clive Rose/Getty Images
Neymar ficou em 12º, a sua pior posição desde que chegou ao futebol europeu Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/12/2018 12h35

O prestígio de Neymar segue intacto, pelo menos em sete países. Esta foi a relação de jornalistas que votaram no craque brasileiro como um dos cinco melhores na Bola de Ouro da revista France Football. São seis nações com nula tradição futebolística e a Sérvia, que viu o camisa 10 da seleção de perto no duelo com a seleção brasileira na última Copa do Mundo, a optar pelo jogador entre os destaques da temporada na qual ficou com a pior colocação na eleição desde o desembarque na Europa (12º no geral)

Leia mais

A votação mais expressiva de Neymar ocorreu em São Cristóvão e Nevis, nação localizada no Caribe. O jornalista Merv-Ann Thompson, do St. Kitts e Nevis News Observer, elegeu o atacante o melhor do mundo em 2018; no ranking do jornalista ainda aparece o goleiro Alisson, em quarto.

Neymar ficou com o vice na República Centro-Africana. No ranking de Albert Stanislas Koumbobacko, da Rádio Centreafrique, o craque do Paris Saint-Germain só perdeu para Karim Benzema, do Real Madrid. 

O brasileiro recebeu a medalha de "bronze" em 2018 de dois profissionais de imprensa: Brany Cunha (reporterstp.info), de São Tomé e Príncipe, e Ruben Morales Inglesas, da Radio Love FM, de Belize, que avaliou Neymar pior apenas do que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no ano.

Em um ano prejudicado por lesões e de um desempenho abaixo do esperado na Copa do Mundo com o Brasil, Neymar teve o quinto melhor nível apresentado na temporada para três profissionais.

Nesta Yamgoto (tchadinfos.com), de Chade; Victorien Marie Hien (RTB), de Burkina Faso; e Vladmir Noval, profissional freelancer da Sérvia, colocaram o brasileiro na quinta posição entre os destaques de 2018 no futebol.

No Brasil, Neymar é ignorado

O representante brasileiro na eleição foi Cleber Machado, narrador da TV Globo. O locutor ignorou Neymar na lista e "acertou" ao eleger Luka Modric como o melhor do mundo na Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo, Antoine Griezmann, Kevin de Bruyne e Mohamed Salah completam a lista.

Firmino tem moral no Sri Lanka

Firmino melhor do mundo - Carl Recine/Action Images via Reuters - Carl Recine/Action Images via Reuters
Firmino segundo melhor do mundo? Para o jornalista do Sri Lanka, sim
Imagem: Carl Recine/Action Images via Reuters

O Sri Lanka é uma pequena nação localizada ao sul da Índia e tem Roberto Firmino como um dos atletas preferidos. Pelo menos esta foi a visão exposta pelo jornalista Hafiz Marikar, profissional do Daily News local e representante na votação da France Football.

Finalista da Liga dos Campeões com o Liverpool, Firmino ficou com o segundo lugar na opção do jornalista, apenas atrás do belga Eden Hazard.

O lateral Marcelo também é citado, ficando em quarto na opinião do jornalista finlandês Juha Kanerva e em quinto na visão de Gustave Samnick, do L'Actu-Sport, de Camarões.