Topo

Palmeiras brilhou na base em 2018. Mas mudará time quase todo na Copinha

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

27/12/2018 04h00

O sub-20 do Palmeiras teve um ano espetacular, vencendo o Paulista, o Brasileirão e a Copa RS. Mas a base dessa equipe multicampeã ficará fora do principal torneio de base do futebol brasileiro em 2019, que o Verdão nunca ganhou em sua história: a Copa São Paulo. Entre convocações para a seleção, idade estourada e outros problemas, praticamente o time todo não estará em campo na competição que começa em 3 de janeiro.

O maior "vilão" dos desfalques palmeirenses é a seleção brasileira sub-20. O técnico Carlos Amadeu convocou seis jogadores alviverdes, todos importantes nas conquistas de 2018, para a disputa do Sul-Americano da categoria em janeiro: o zagueiro Vitão, o lateral Luan Cândido, os volantes Gabriel Furtado e Gabriel Menino, o meia Alan e o atacante Papagaio, este o principal destaque e capitão da equipe. Eles já estão em preparação com a seleção desde 17 de dezembro.

Outro jogador importante que será desfalque é o atacante Aníbal, que normalmente era reserva de Papagaio e teve boas participações quando o titular se ausentou para defender a seleção ao longo do ano. Ele também está convocado para o Sul-Americano sub-20, mas pela seleção do Paraguai, país de nascimento de seu pai.

Já outros três atletas estouraram a idade, pois farão 21 anos em 2019: o goleiro Anderson, o lateral direito Matheus Rocha e o meia-atacante Yan. Anderson foi emprestado ao Santa Cruz, enquanto os outros dois, a princípio, serão integrados ao elenco profissional do Palmeiras. Yan, aliás, é uma das principais apostas da base alviverde.

O departamento médico também tem sua cota de participação nos desfalques palmeirenses, com nomes como o goleiro Magrão, o meia Tomás e o atacante Gabriel Barbosa fora da Copinha por lesão. Já o goleiro Matheus Teixeira e o meia-atacante japonês Daiju Sasaki, que também sofrem com problemas físicos, devem se recuperar a tempo de defender o Verdão. Por fim, o atacante Cesinha, recém-contratado do Cruzeiro, não poderá jogar porque a FPF só aceita atletas registrados no mínimo desde setembro nos clubes.

Mesmo com tantas baixas importantes, o Palmeiras tem como objetivo declarado vencer a Copa São Paulo pela primeira vez. A equipe possui um elenco grande no sub-20 e a expectativa é que muitos garotos que foram menos aproveitados nos torneios de 2018 ganhem chance entre os inscritos. Além disso, haverá espaço para destaques do sub-17, como o atacante Gabriel Verón, artilheiro e melhor jogador do Mundial da categoria vencido pelo clube em junho.

O Palmeiras já começou os preparativos para a Copinha na última quarta-feira (26), sob o comando do técnico Wesley Carvalho. Sediado em Capivari na primeira fase, o Verdão faz sua estreia em 3 de janeiro contra o Galvez, do Acre; no dia 6, enfrenta o XV de Piracicaba; e fecha sua participação no grupo no dia 9, contra o Capivariano.