Topo

Abel reencontra Dourado no Flamengo após 'criar' artilheiro no Fluminense

Dourado não agradou no primeiro ano de Fla, mas aterá ajuda de um velho conhecido por volta por cima - Gilvan de Souza/ Flamengo
Dourado não agradou no primeiro ano de Fla, mas aterá ajuda de um velho conhecido por volta por cima Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/01/2019 04h00

Henrique Dourado havia atravessado uma péssima temporada após ser contratado pelo Fluminense. Iniciou o ano seguinte questionado pelos tricolores. O camisa 9, no entanto, teve uma baita ajuda naquela oportunidade: Abel Braga. Com o comandante, o atacante assumiu o posto de matador e caiu nas graças da torcida.

Dois anos depois, a história se repete. Chegou ao Flamengo com o status de artilheiro do último Brasileiro, mas não conseguiu se firmar. Oscilou entre titular e reserva e muitas vezes sequer ia ao campo. Mais uma vez, se vê questionado pela torcida do clube que defende, principalmente após um investimento de R$ 16 milhões.

E novamente, Dourado encontra Abel Braga, um aliado para dar a volta por cima. O treinador assumiu o Flamengo na virada do ano e tenta mudar a imagem de time que tem dinheiro, é favorito, mas que sofre para conquistar os títulos. O camisa 9, então, poderá ser uma das peças para encaixar o time.

Abel já mostrou no Fluminense que consegue fazer o time jogar para o camisa 9. Dourado, por sua vez, já provou que sabe fazer gols se tiver as oportunidades. Juntos, os dois colheram bons frutos no Tricolor e agora esperam repetir a história no clube da Gávea.

Os números comprovam que o desempenho de Dourado ao lado de Abel é superior. No Fluminense, marcou apenas duas vezes em 14 jogos no ano de 2016, seu primeiro no clube. Na temporada seguinte, com o treinador, o camisa 9 anotou 32 gols em 59 jogos.

Na primeira temporada de Flamengo, Dourado não agradou. Foram apenas 12 gols em 40 jogos. Abel já chegou com apetite de vitórias e nada melhor que ter ao seu lado um 'matador' com fome de gols.