Topo

Palmeiras bate recorde e já traça planos por mais lucro com TV própria

TV Palmeiras já montou estrutura para transmitir jogo-treino - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
TV Palmeiras já montou estrutura para transmitir jogo-treino Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

10/01/2019 04h00

O Palmeiras conseguiu um novo recorde com suas redes sociais. Com 55,2 milhões de visualizações no ano passado, o Alviverde se transformou no único time de futebol fora da Europa a entrar no top 10 entre os mais vistos do mundo todo. 

O levantamento tem o Barcelona na liderança, com 271 milhões de visualizações, seguidos de Liverpool, Real Madrid, Manchester United, PSG, Juventus, Manchester City, Bayern de Munique e Arsenal. A diferença para o nono colocado, aliás, é de 3 milhões de visitas.

No Brasil, o time que mais chegou perto em 2018 foi o Flamengo, com 44,8 milhões de visualizações. O São Paulo é o terceiro colocado, com 36,9 milhões. 

A expectativa é que o número suba ainda mais em 2019. Só nos seis primeiros dias do ano, o Alviverde registrou 2,2 milhões de visualizações, o que significa metade do total do mês de dezembro inteiro. A ideia, agora, é usar todo esse sucesso para gerar ainda mais lucro para o clube, como contou o diretor de marketing do clube, Roberto Trinas. 

"O Palmeiras é um clube de massa, com altíssimo engajamento no meio digital. As redes têm papel importante na relação com a torcida, na ativação dos patrocinadores e sócios-torcedores e na geração de novas receitas. Os resultados alcançados são fruto de uma estrutura profissional comandada pelo departamento de marketing, em parceria estreita com o departamento de futebol, através dos profissionais do departamento de comunicação que produzem conteúdos exclusivos e segmentados para cada rede social, respeitando suas características específicas", afirmou. 

"Para gerar engajamento ainda maior, trabalhamos a integração de todas as plataformas e cruzamos as audiências nas redes. O próximo passo é estabelecer uma relação cada vez mais direta e frequente com os torcedores, que de seguidores passam a ser consumidores efetivos de produtos e serviços do clube", completou.

O Palmeiras ainda não fechou o acordo com a Globo para a transmissão do Campeonato Brasileiro de 2019 na TV aberta e no pay-per-view. No futuro, o clube poderia explorar o sucesso de suas redes sociais para transmitir os próprios jogos. Atualmente, no entanto, este é um sonho impossível. A legislação brasileira exige que os dois times envolvidos na partida vendam os direitos para quem vai transmitir.

Enquanto trata isso como sonho distante, a TV Palmeiras transmite jogos-treino, entrevistas e faz quadros especiais, como os da reta final do Brasileirão de 2018, quando um narrador e um comentarista faziam a transmissão sem as imagens do jogo no canal do clube no Youtube.