Topo

Palmeiras tem pré-temporada "quente" com disputa por vagas no Paulista

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

12/01/2019 04h00

Assim como já aconteceu em 2018, a pré-temporada do Palmeiras tem um elemento a mais para esquentar a disputa em todas as posições do elenco: a lista principal de inscritos do Campeonato Paulista, que permite a inscrição de apenas 26 atletas, sendo três goleiros. As primeiras atividades do ano e a condição física de cada um serão fundamentais para Felipão decidir quem fica de fora do estadual.

Como poderá ser a escalação do Palmeiras em 2019

No ano passado, seis jogadores do elenco profissional ficaram de fora do Paulistão: Hyoran, Pedrão, Jean, Emerson Santos, Fabiano e Allione. Alguns, como Fabiano e Allione, foram logo emprestados a outros clubes, mas outros, como Hyoran e Emerson Santos, tiveram seu início de ano prejudicado pela exclusão.

Desta vez, Felipão novamente terá que escolher, já que o elenco atual do Palmeiras conta com 36 jogadores trabalhando na Academia de Futebol. Destes, apenas o atacante Yan poderá entrar na lista B do Paulistão, com inscrições ilimitadas, que exige alguns critérios: ser nascido a partir de 1998, ter no mínimo um ano de clube e ter jogado alguma competição de base da FPF nesse período. Ou seja: pelo menos nove desses nomes ficarão de fora. Um deles certamente é Willian, que, lesionado, só volta no segundo semestre.

Alguns dos principais candidatos a "sobrarem" da lista são o lateral Fabiano, os zagueiros Juninho e Nico Freire, o meia Allione (que deve ser emprestado ao Rosario Central) e o atacante Erik. Mas alguns jogadores mais badalados também terão que ser cortados. No ano passado, a principal surpresa foi a ausência de Emerson Santos, recém-contratado do Botafogo, que acabou fazendo apenas dois jogos durante todo o primeiro semestre e depois emprestado ao Internacional.

Felipão já falou sobre a situação e admitiu que não há muita margem de manobra: "quem sobrar, sobrou", disse ele. Além disso, alguns dos excluídos do Paulistão devem ganhar oportunidade de entrar na lista de inscritos da Libertadores, que tem 30 nomes.

Seguindo um planejamento de início de temporada que leva em conta a situação física dos atletas, o Palmeiras não vai inscrever os 26 nomes de cara no Paulistão. A ideia da comissão técnica é avaliar gradativamente os jogadores que estiverem em melhores condições para assim ir gastando as vagas disponíveis. Alguns atletas, aliás, como Edu Dracena, Jean e Moisés, farão uma pré-temporada mais longa e podem não participar tanto do Estadual.

Confira os 36 jogadores do elenco atual do Palmeiras

Goleiros: Fernando Prass, Jailson e Weverton
Zagueiros: Antônio Carlos, Edu Dracena, Gustavo Gómez, Juninho, Luan e Nico Freire
Laterais: Fabiano, Marcos Rocha, Mayke, Diogo Barbosa e Victor Luís
Volantes: Bruno Henrique, Felipe Melo, Jean, Matheus Fernandes e Thiago Santos
Meias: Allione, Guerra, Hyoran, Lucas Lima, Moisés, Raphael Veiga e Zé Rafael
Atacantes: Arthur Cabral, Borja, Carlos Eduardo, Deyverson, Dudu, Erik, Felipe Pires, Gustavo Scarpa, Willian e Yan