Topo

Flu repete "fórmula Ronaldinho" com Ganso e espera final feliz dessa vez

Novo tricolor, Paulo Henrique Ganso já vestiu a camisa do Fluminense - Mailson Santana/Fluminense
Novo tricolor, Paulo Henrique Ganso já vestiu a camisa do Fluminense Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/02/2019 04h00

A chegada de Paulo Henrique Ganso ao Fluminense causou uma expectativa que há muito não se via nas Laranjeiras. Mais precisamente desde que um outro camisa 10 desembarcou no clube.

No dia 19 de julho de 2015, Ronaldinho Gaúcho vestiu tricolor e foi apresentado à torcida no Maracanã. O que era expectativa, no entanto, logo virou frustração. Pouco mais de dois meses depois, o meia deixou o clube pela porta dos fundos sem deixar saudades.

Há algumas similaridades com o novo dono da 10, também reconhecidamente um jogador muito acima da média sob o ponto de vista técnico. Assim como o "Bruxo", Ganso carrega consigo a esperança da torcida, mas também uma boa dose de desconfiança.

Ronaldinho Gaúcho durante sua passagem pelo Fluminense - Divulgação/Staff/Maracanã - Divulgação/Staff/Maracanã
Ronaldinho Gaúcho durante sua passagem pelo Fluminense
Imagem: Divulgação/Staff/Maracanã

No clube, a fé no futebol do ex-santista é gigantesca. Ao contrário do gaúcho, a cúpula tricolor entende que ele chega ao Fluminense imbuído de retomar a sua carreira e recobrar o quanto antes a velha forma, algo que em momento algum marcou a passagem de Ronaldinho no Tricolor.

A esperança se revela à medida que um contrato de cinco anos foi assinado. Pelo acordo, o jogador vai custar pouco mais de R$ 22 milhões ao clube, que pagará salários com aumentos progressivos.

Apesar da mobilização, a transação requer cautela. Entre as suas passagens por Sevilla e Amiens, o camisa 10 atuou por 90 minutos em apenas nove partidas, entre agosto de 2016 e dezembro de 2018. Pelo clube espanhol, Ganso foi titular do início ao fim em sete ocasiões. Na equipe francesa, apenas dois jogos inteiros. Foram sete gols marcados durante sua passagem pelo Velho Continente.

Como Ganso não entra em campo desde o dia 4 de dezembro de 2018, na derrota por 2 a 0 do Amiens para o Monaco, o Tricolor entende que o jogador ainda precisa de um tempo de trabalho para atingir um estágio físico similar ao do restante do grupo. Um cronograma mais claro só deve começar a ser traçado a partir de quinta-feira, quando o meia deve ter seu primeiro contato com os novos companheiros.

Após a derrota para o Vasco, a equipe de Fernando Diniz volta as suas atenções para a Copa do Brasil. Na terça-feira, o time faz sua estreia na competição nacional contra o River (PI), às 21h30, em Teresina.

Relembre como o Fluminense anunciou Ganso

UOL Esporte