Topo

Melhora de Avelar tem "conversa franca" com Carille e erros vistos em vídeo

Do UOL, em São Paulo

04/02/2019 12h46

Danilo Avelar ainda está longe de ser considerado unanimidade no Corinthians, mas apresenta evolução em relação ao ano passado, quando era um dos mais criticados durante a má fase vivida pela equipe. Heróí do dérbi contra o Palmeiras, ele já foi defendido publicamente por Fábio Carille e agora revela como trabalhou com o treinador para melhorar suas atuações.

"Tivemos uma conversa franca e serena com base no meu desempenho no ano passado", explica o lateral esquerdo ao canal ESPN. "Foi a conversa no dia a dia dos trabalhos. Ele [Carille] orientava, corrigia erros, mostrava vídeos. Não só comigo, mas com a equipe toda. E isso tem feito muita diferença", enxerga Avelar.

O jogador foi um dos mais criticados em 2018, principalmente por falhas individuais na defesa. Neste ano, sendo a única opção da lateral esquerda enquanto Carlos está na seleção sub-20, Danilo Avelar tenta evitar que as críticas interfiram em seu rendimento e espera se redimir aos poucos.

"É preciso saber se adaptar à situação. A crítica, no futebol, tem que ser feita pela diretoria e pela comissão técnica, que é o meu ambiente de trabalho. Mas a partir do momento no qual tenho um ambiente de trabalho que me ajuda a melhorar, [a pressão] não é tão grande como no ano passado", considera o lateral. "Claro que não é agradável escutar críticas, mas a vontade é sempre de melhorar."

Avelar é um dos corintianos que mais esteve em campo nos cinco jogos oficiais disputados em 2019 - só Cássio jogou mais do que ele até aqui. O lateral ficou de fora apenas do primeiro tempo contra o Red Bull, na quarta rodada do Paulistão, mas entrou bem a partir do intervalo ainda que os gols adversários tenham nascido em jogadas no seu setor.

Opção única de Carille até que Carlos Augusto volte do Sul-Americano sub-20, Avelar deve ser mantido como titular às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira (7), quando o Corinthians encara o Ferroviário-CE pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo é eliminatório, a ser jogado no Estádio do Café.