Topo

Paquetá agrada seleção em início no Milan e ganha atenção especial de Tite

Lucas Paquetá agradou comissão técnica da seleção brasileira em início no Milan - Waleed Ali/Reuters
Lucas Paquetá agradou comissão técnica da seleção brasileira em início no Milan Imagem: Waleed Ali/Reuters

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

06/02/2019 09h05

Destaque do Flamengo em 2018, Lucas Paquetá chamou a atenção da comissão técnica da seleção brasileira e chegou a ser listado na relação de suplentes para a Copa do Mundo na Rússia. Após o Mundial, foi chamado para os primeiros amistosos. E depois de alguns meses fora das convocações, o meia voltou a ganhar uma atenção especial de Tite neste início de 2019.

"É um atleta de importante monitoramento e que tem respondido bem a esse estágio de adaptação", explicou o auxiliar técnico da seleção Sylvinho ao comentar os primeiros momentos de Paquetá em seu novo clube, o Milan.

Na avaliação da comissão, a equipe italiana se assemelha ao time de Tite. E com o jogador ex-Flamengo se destacando por seu desempenho em tal formação tática, a volta ao "radar" da seleção aconteceu.

"O Milan é um grande clube, bem organizado pelo Gattuso e possui movimentos táticos parecidos com o da Seleção. Essas primeiras avaliações do Paquetá na Europa são muito positivas e sem dúvidas é um jogador com muita margem de crescimento", completou Sylvinho, que assistiu aos jogos do meia contra o Napoli (29 de janeiro) e contra a Roma (3 de fevereiro).

Jogador mais observado pela comissão na Europa nas últimas semanas e nome com grandes chances de convocação para os amistosos de março, Lucas Paquetá ainda será visto de perto pelo auxiliar no próximo dia 10, em duelo do Milan contra o Cagliari

Vinícius Jr, Porto e Militão também na mira

Outro clube observado de perto pela comissão técnica da seleção neste início de ano é o Porto. O zagueiro Felipe e, especialmente, Eder Militão seguem no radar de Tite.

O auxiliar Sylvinho acompanhou a final da Taça da Liga entre Porto e Sporting, no último dia 26, e assistirá ao jogo dos portugueses com a Roma, no próximo dia 12.

Nesta quarta-feira (6), Sylvinho acompanhará Barcelona x Real Madrid no Camp Nou, no duelo de ida da semifinal da Copa do Rei. O objetivo é observar o atacante Vinicius Jr, que começa a se destacar no time merengue.

"Nosso processo é à distância. Por isso somos muito criteriosos numa observação. Além de estarmos presencialmente nos estádios ou em treinamentos seguimos com análises em vídeos e assistindo a jogos pela televisão. Tudo isso para formar um conceito do jogador. E esse conceito não pode ser fechado com apenas um jogo ou apenas um clássico. Precisamos relativizar e assistir a mais jogos e em diferentes níveis técnicos e de excelência", finalizou o auxiliar da seleção que acompanha de perto os brasileiros na Europa.

A seleção volta a campo nos dias 22 e 26 de março em amistosos na Europa. O primeiro adversário ainda está indefinido, enquanto o segundo jogo será contra a República Tcheca, em Praga. O time de Tite ainda realiza dois amistosos no início de junho, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, antes da estreia na Copa América - dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi. O Brasil ainda enfrenta Venezuela, dia 18, e Peru, dia 22, na primeira fase da competição.

Confira a agenda de Sylvinho para os próximos dias:

  • 06/02 - Barcelona x Real Madrid
  • 09/02 - PSG x Bordeaux
  • 10/02 - Milan x Cagliari
  • 12/02 - Roma x Porto