Topo

Calor de 41ºC faz Globo acatar mudanças em jogos do Campeonato Carioca

Torcedores do Vasco se espremem em sombra criada por poste em Bangu - Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco
Torcedores do Vasco se espremem em sombra criada por poste em Bangu Imagem: Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do Rio de Janeiro

08/02/2019 04h00

Bangu, o bairro mais quente do Rio de Janeiro, às 17h do dia 30 de janeiro. Em campo, Vasco e Portuguesa em partida válida pela Taça Guanabara. O termômetro? 41ºC. Na arquibancada, torcedores se apertam para se proteger do sol na sombra criada por um poste. Em campo, jogadores exaustos e reclamando do calor. O cenário sufocante de Moça Bonita no verão carioca teve consequências, e até a TV Globo se rendeu ao drama aceitando mudanças no Campeonato Estadual.

Leia mais:

O pontapé inicial partiu do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Saferj), que em ofício enviado à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), citou a partida e pediu que os jogos do Carioca passassem a ser realizados após as 18h.

A Ferj, então, convocou uma reunião na última semana em sua sede onde convidou, além do sindicato, a TV Globo - detentora dos direitos de imagem da competição -  e integrantes da Sociedade de Medicina do Exercício do Esporte do Rio de Janeiro. De lá, ficou resolvido um meio termo neste primeiro momento.

Vasco vence Portuguesa sob sol de 41ºC em Bangu

Gols UOL Esporte

No decorrer do campeonato deste ano, estabeleceu-se que os jogos terão de se iniciar a partir das 17h30, exceto aos domingos, quando há os jogos em TV aberta da Globo.  Além disso, a parada técnica para hidratação dos atletas passou de dois para três minutos.

Para 2020, porém, segundo a Ferj, a determinação é para que as partidas tenham início às 18h, conforme solicitado pelo sindicato dos jogadores.

Calor não é o único problema até aqui

O forte calor do verão carioca motivou a mudança nos horários dos jogos, mas este não é o único problema que os jogadores têm enfrentando neste Campeonato Estadual. Outra adversidade tem sido os gramados.

Entre os estádios mais acanhados que estão autorizados pelas autoridades, Moça Bonita e Conselheiro Galvão não apresentam boas condições de campo, algo que foi motivo de reclamação por parte dos jogadores do Vasco.

O Moacyrzão, que fica situado em Macaé (RJ), também estava autorizado a receber partidas dos grandes, mas foi interditado pelo Corpo de Bombeiros logo após a primeira rodada, quando Botafogo e Cabofriense se enfrentaram e o estádio teve um refletor pegando fogo e uma das traves estava com uma casa de marimbondos.

Marimbondos se aglomeram em trave do Moacyrzão durante jogo do Botafogo - Reprodução / Sportv - Reprodução / Sportv
Marimbondos se aglomeram em trave do Moacyrzão durante jogo do Botafogo
Imagem: Reprodução / Sportv