Topo

No Twitter, VAR foi destaque nas partidas das oitavas da Liga dos Campeões

Oscar del Pozo/AFP
Imagem: Oscar del Pozo/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/02/2019 04h00

Sabe quem teve atuação de destaque nas oitavas de final da Liga dos Campeões 2018/2019 até aqui?

Exatamente: o VAR. Anunciado em dezembro pela UEFA, o árbitro auxiliar de vídeo chegou à Champions no mata-mata. E não seria nenhum exagero dizer que a novidade teve uma atuação importante nos jogos de ontem.

Por exemplo, no jogo Atlético de Madri 2 x 0 Juventus. Aos 27 min do primeiro tempo, Diego Costa caiu na área e pediu um pênalti. O árbitro Felix Zwayer marcaria, mas consultou o vídeo e marcou a infração fora da área. Na cobrança, Antoine Griezmann bateu forte, mas Wojciech Szczesny espalmou.

Justiça seja feita, né?

Mas o que provocou polêmica na galera foi o gol de Alvaro Morata no segundo tempo. Aos 24 min, Filipe Luís cruzou e o espanhol cabeceou para as redes; no entanto, a Juventus pediu um empurrão em Giorgio Chiellini no lance, e o gol acabou anulado pelo vídeo.

Teve uma galera no Twitter que não ficou muito contente...

E teve quem tenha achado correta a marcação.

OK, mas não foi só isso. Em Schalke 04 2 x 3 Manchester City, o time alemão fez seu primeiro gol em um pênalti cometido por Nicolás Otamendi. Embora a bola tenha claramente tocado no braço do argentino dentro da área, o pessoal nas redes sociais não curtiu muito os quatro minutos de paralisação do jogo até que a infração fosse assinalada.

No fim, foi só o lance mais agudo do VAR no jogo. Mas no balanço, o árbitro de vídeo talvez tenha aparecido mais do que qualquer outro jogador em campo - inclusive no lance do primeiro gol do City, quando o Schalke esperou (sem sucesso) que o árbitro principal reavaliasse a jogada.