Topo

Santos

Sampaoli assume 'erro' na escalação e diz que clássico foi um aprendizado

Siga o UOL Esporte no

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

10/03/2019 19h22

O Santos entrou em campo na tarde hoje, no empate por 0 a 0 com o Corinthians, com uma escalação diferente da que está acostumado. O técnico Jorge Sampaoli optou por escalar o volante Alison improvisado como zagueiro para liberar os laterais, mas a mudança não deu certo.

O Peixe sofreu logo no início com a marcação alta do Timão e forçou o argentino a voltar Alison para sua posição de origem e recuar Victor Ferraz e Felipe Jonatan. Sampaoli reconheceu que a estratégia não funcionou e puxou a culpa para si.

"Ideia era jogar no 3-4-1-2, com gente no espaço, por isso Carlos e Derlis entre centrais e laterais. Pensamos na pressão exagerada no Corinthians e isso poderia gerar um oito versus seis, mas não deu certo. A inclusão de Alison de zagueiro era porque no amistoso os cruzamentos do Corinthians foram muito perigosos e com meias que chegavam. Colocamos um zagueiro para livrar os laterais da bola cruzada. São planos e que não terminaram como uma solução. Ocorreram outras coisas que prejudicaram nosso jogo e isso tem a ver comigo", reconheceu Sampaoli em entrevista coletiva. 

Para o argentino, o Santos melhorou na segunda etapa do jogo, quando ele colocou Rodrygo e Cueva na vaga dos volantes Alison e Jean Lucas. O comandante santista diz que o clássico foi um aprendizado.

"Foi um jogo interessante e muito disputado. Jogadores se ofereceram, os jovens dos dois times fizeram jogo intenso, no segundo tempo fomos buscar o jogo, modificamos taticamente e tivemos controle. Para os treinadores, foi interessante. Esteticamente, não sei. Como técnico, é um aprendizado e temos que continuar crescendo."

Já classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos segue com a melhor campanha geral do estadual e volta a campo nesta sexta-feira, quando recebe o Novorizontino, às 20h30, no Pacaembu, pela penúltima rodada da primeira fase do torneio.

Santos