Topo

Palmeiras

Por que os jogadores machucados do Palmeiras voltam antes do previsto?

Deyverson tinha previsão de retorno de até três semanas, mas voltou em 7 dias - Daniel Vorley/AGIF
Deyverson tinha previsão de retorno de até três semanas, mas voltou em 7 dias Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

28/03/2019 04h00

A presença de Deyverson entre os titulares do Palmeiras na vitória por 5 a 0 sobre o Novorizontino, apenas sete dias depois de uma lesão cuja previsão inicial era de duas a três semanas fora, levantou uma questão entre torcedores: por que os jogadores alviverdes que se machucam costumam voltar tão antes do esperado? Houve até quem dissesse que o departamento médico infla de propósito os prazos de recuperação. A resposta, porém, está no tipo de tratamento usado pelo clube.

De acordo com o Palmeiras, os tempos de recuperação divulgados são estatísticos, com base em dados da Fifa e da Uefa para cada tipo de lesão. O que acontece é que os atletas têm voltado mais rápido que o normal porque o Verdão opta por um tratamento mais agressivo, enquanto a maioria dos times do país trabalha de maneira mais conservadora.

Em um caso como o de Deyverson, por exemplo, que teve uma lesão muscular na coxa, o Palmeiras não espera a cicatrização do músculo para começar os treinos de força, como é convencional. O clube inicia esses trabalhos de forma precoce, quando a região ainda está lesionada.

O resultado é que o processo de recuperação e regeneração muscular é acelerado, e quando o atleta volta a treinar, já fica praticamente sem restrições de movimentos para correr, saltar, chutar, etc. Além disso, o método ajuda a evitar a formação de fibroses, que podem se romper e causar novos problemas.

O torcedor palmeirense já se acostumou a ver jogadores voltando bem antes do prazo inicialmente estipulado pelo departamento médico. Recentemente, Felipe Pires surpreendeu ao aparecer em um jogo contra o Santos quando seu desfalque era dado como certo. Já no ano passado, jogadores como Willian e Moisés também retornaram antes do previsto após problemas musculares.

Willian, aliás, se recupera de uma cirurgia de reconstrução do ligamento do joelho e, por enquanto, tem o mês de junho como o prazo mais otimista de retorno. Recentemente, o atacante correu na esteira pela primeira vez desde a operação. O Palmeiras, porém, considera que ainda é muito cedo para avaliar se o camisa 29 também terá condições de retornar aos gramados antes do esperado.

Palmeiras