Topo

Santos

Santistas cornetam Sampaoli após derrotas. E o "culpado" disso é Rodrygo

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

05/04/2019 04h00

A sequência negativa do Santos - incluindo a derrota de ontem para o Atlético-GO, por 1 a 0, pela Copa do Brasil - expôs de vez a insatisfação de parte da torcida com o técnico Jorge Sampaoli. O maior questionamento por parte dos santistas nesta noite foi a substituição feita pelo argentino logo após a expulsão de Gustavo Henrique no começo do segundo tempo. Rodrygo, que vinha bem, deixou o campo, e não Cueva ou Soteldo, como a torcida queria.

A lua de mel com o treinador pelo tipo de jogo atraente e pelo 'jeitão de ser' na Baixada Santista foi abalada, uma vez que o Santos venceu apenas um dos últimos sete jogos e fez só três gols - além de sofrer oito. Porém, Sampaoli tem em mãos a chance de, em apenas uma semana, trazer de volta a torcida para o seu lado, até mais do que antes.

Influenciou em muitos aspectos. Tive que sacar um atacante como Rodrygo para colocar um central. Isso muda a partida. Foi outra partida. O rival se entusiasmou com a vantagem numérica e ganhou a partida.
Jorge Sampaoli, sobre expulsão de Gustavo Henrique no segundo tempo

Saída de Rodrygo e permanência de gringos irritam

A grande irritação por parte da torcida do Santos foi a saída de Rodrygo - e não de Cueva - no momento em que Gustavo Henrique foi expulso. Os aficionados queriam a permanência da joia santista, um dos melhores do time no primeiro tempo, e a saída do peruano - ou até mesmo de Soteldo, que também não vinha bem. Ponto negativo para Sampaoli com a torcida.

A posição de Rodrygo em campo já vinha irritando os santistas...

Parece que santistas e Sampaoli não têm a mesma opinião quanto à posição de Rodrygo em campo. Para os torcedores, o jogador rende melhor do lado esquerdo. O técnico argentino, porém, vem utilizando a joia na direita. E agora?

Opção por time misto também incomoda

A opção de Sampaoli por um time misto em um jogo decisivo da Copa do Brasil - e ainda com quatro dias de antecedência para o clássico contra o Corinthians - também irritou torcedores santistas. Alison, Pituca, Sánchez, Jean Mota e Derlis González foram poupados contra o Atlético-GO, e o técnico justificou o rodízio em coletiva, mas não convenceu os alvinegros.

O que era só amor virou raiva

Sampaoli convida crianças que sobem nas árvores ao lado do CT para assistirem ao treino - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC
Bons resultados (até então), um futebol agradável de ser ver e o jeito de levar a vida como uma pessoa comum na Baixada Santista fizeram de Sampaoli o queridinho da torcida. Nesta semana, ele ganhou ainda mais pontos ao abrir o treino para crianças que assistiam à atividade no CT de cima de uma árvore. Tudo isso, porém, foi esquecido pelos torcedores com a derrota de hoje.

'Briga' justamente às vésperas de decisões

A relação entre torcida e Sampaoli acaba estremecida justamente nas vésperas de uma semana mais que decisiva do Santos na temporada. Na segunda, o time faz o segundo jogo contra o rival Corinthians pelas semifinais do Paulistão. Na quinta, volta a encontrar o Atlético-GO pela Copa do Brasil. Em ambos, precisa reverter o placar desfavorável. É tudo ou nada.

Mas tem uma esperança: Jorge

Em meio às críticas, houve algo no jogo de hoje que deixou o torcedor santista animado: a estreia de Jorge, reforço recém-contratado para a lateral esquerda. O jogador foi um dos melhores em campo e demonstrou que pode ser muito útil ao time na sequência da temporada.

Quem foi o principal culpado pela derrota do Santos?

Resultado parcial

Total de 2149 votos
22,34%
Marcello Zambrana/AGIF
58,54%
Ivan Storti/Santos FC
19,13%
Ale Cabral/AGIF
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente no vídeo que estava relacionado na reportagem, o Santos não está eliminado da Copa do Brasil, já que voltará a enfrentar o Atlético-GO no jogo de volta. O erro foi corrigido.

Santos