Topo

Santos

Torcida exalta "massacre", mas eliminação escancara ponto fraco do Santos

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

09/04/2019 04h00

Logo após o lateral-direito Victor Ferraz perder o pênalti que eliminou o Santos do Campeonato Paulista, a reação da torcida foi imediata: palmas. O Peixe venceu o Corinthians no tempo normal por 1 a 0, gol de Gustavo Henrique, com uma atuação muito elogiada, limitando o adversário ao próprio campo de defesa.

Mesmo diante da eliminação, os santistas reconheceram a boa atuação que muitos classificaram como "massacre". Com 68% de posse de bola e 23 finalizações (dados do Footstats), a equipe dominou o Corinthians durante todo o jogo, mas só conseguiu furar o bloqueio aos 40 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Gustavo Henrique, o que ajuda a mostrar a principal deficiência do elenco santista: um finalizador de jogadas.

O técnico Jorge Sampaoli acompanhou o coro e elogiou a partida "incrível" do Peixe. Mesmo após a eliminação, o argentino foi firme ao dizer que manterá o estilo de jogo da equipe.

"Estou seguro e prometo que nunca vou trair essa forma de jogar, nunca vou jogar de outra forma que não seja a que jogamos hoje. Isso é o que venho propondo com esse grupo e esse clube", disse Sampaoli.

Kaio Jorge perde pênalti, mas sai do jogo com moral

Depois de testar todas as opções do elenco na posição de centroavante e não ficar satisfeito com nenhuma, o técnico Jorge Sampaoli se voltou para o garoto Kaio Jorge, que completou 17 anos em janeiro. O jovem foi o escolhido para entrar na partida quando o placar ainda apontava 0 a 0 e ser a 'presença de área' do Peixe.

O Menino da Vila entrou na área, mas quem marcou para o Santos foi o zagueiro Gustavo Henrique, justamente como centroavante após cruzamento de Victor Ferraz, o que escancara ainda mais a falta que faz um titular da função no elenco. E Sampaoli concorda com isso.

"Não tendo referência de um centroavante na área, temos que atacar pelos lados e ter superioridade numérica no ataque. O sistema sempre precisaria de um centroavante com capacidade de fazer gols e que saiba os momentos de definição, os momentos que a equipe necessita dele. Estamos fazendo tudo com muito esforço, com uma equipe muito jovem e um centroavante que são pontas jogando na área. São situações que eu não posso definir"

Na decisão por pênaltis, Kaio Jorge chamou a responsabilidade e foi o segundo a bater. O Peixe estava na frente após Vanderlei defender a cobrança de Boselli, mas o Menino da Vila acertou o travessão e igualou a disputa. Mesmo assim, o jovem centroavante não foi crucificado pelos torcedores.

Geração do quase ou perseguido? Victor Ferraz perde pênalti e divide torcida

Com a disputa de pênaltis chegando nas cobranças alternadas, Victor Ferraz foi o terceiro (e oitava no total) a bater. Ele chutou rasteiro no canto direito de Cássio e carimbou a trave, decretando a eliminação santista. Titular absoluto da lateral direita, o capitão do time divide a torcida santista.

O que vem por aí

Com a eliminação do Campeonato Paulista, o Santos volta suas atenções para a Copa do Brasil. O Peixe recebe o Atlético-GO nesta quinta-feira, às 21h30, na reabertura da Vila Belmiro após reformas. Com a derrota por 1 a 0 na partida de ida, a equipe de Jorge Sampaoli precisa de resultado parecido com o que precisava ontem diante do Corinthians para avançar: uma vitória por dois gols. Em caso de triunfo simples, o Santos terá pela frente nova decisão por pênaltis.

Apesar de classificação, Menon vê Corinthians "covarde" contra o Santos

UOL Esporte

O que Sampaoli deve fazer nos próximos jogos?

Resultado parcial

Total de 2836 votos
96,47%
3,53%

Santos