Topo

VAR na Champions demora menos de 1 min, contra até 5 min nos Estaduais

Árbitro validou gol do Barcelona após consulta ao VAR - Action Images via Reuters/Lee Smith
Árbitro validou gol do Barcelona após consulta ao VAR Imagem: Action Images via Reuters/Lee Smith

Do UOL, em São Paulo

10/04/2019 18h32

O árbitro de vídeo (VAR) foi protagonista na partida de hoje entre Barcelona e Manchester United, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O recurso foi utilizado e demorou 47 segundos para validar o único gol da vitória do Barça por 1 a 0, tempo muito inferior ao que foi visto no último fim de semana nos Estaduais.

No duelo de hoje, Suárez completou cruzamento de Messi e contou com desvio em Shaw antes de a bola entrar. A arbitragem marcou impedimento do uruguaio, mas o juiz italiano Gianluca Rocchi consultou o VAR e validou o gol 47 segundos depois. O tempo está dentro do considerado ideal pela Fifa, que é menos de um minuto.

Já no último fim de semana, a arbitragem de Flavio Rodrigues de Souza em Palmeiras x São Paulo demorou 3 minutos e 12 segundos para anular o gol de Deyverson na semifinal do Campeonato Paulista. O jogo terminou 0 a 0, o que levou a disputa para os pênaltis - vencida pelo clube tricolor.

A situação foi pior no Campeonato Mineiro. Na vitória do Cruzeiro contra o América-MG, a arbitragem comandada por Leandro Pedro Vuaden anulou um gol de Felipe Azevedo, do time americano, ainda na primeira etapa, depois de quase 5 minutos de conversa e debate.

O VAR também apareceu na partida entre Atlético-MG e Boa Esporte. Cazares cobrou escanteio, o goleiro Renan saiu mal e Luan desviou para as redes. Após a comemoração alvinegra, o árbitro Anderson Daronco foi chamado para rever o lance e acabou anulando o tento em menos de dois minutos. Mas praticamente no ataque seguinte, Luan voltou a completar um cruzamento e anotou outro gol. Desta vez, Daronco não precisou ir à cabine, mas segurou a partida por mais de três minutos até validar o gol do atacante.

Rafael Reis comenta vitória do Barcelona sobre o United

UOL Esporte