Topo

Vasco

Ex-atacante do Vasco, Valdiram é encontrado morto em São Paulo

Valdiram, ex-jogador do Vasco - reprodução/Lance
Valdiram, ex-jogador do Vasco Imagem: reprodução/Lance

Ana Carolina Silva, Emanuel Colombari e Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

20/04/2019 20h51Atualizada em 21/04/2019 11h29

Ex-atacante do Vasco, Valdiram foi encontrado morto ontem (19), na zona norte de São Paulo, aos 36 anos. A informação foi dada inicialmente pelo programa "Brasil Urgente", da TV Bandeirantes, e confirmada pelo UOL Esporte. O corpo foi identificado por amigos no Instituto Médico Legal (IML). Mais tarde, a família do ex-atleta fez a identificação oficial.

O corpo de Valdiram passou por necropsia no IML e foi liberado para o enterro na manhã de hoje (21). A família reúne documentos necessários para organizar o enterro. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada. O jornal "O Globo" publicou que o corpo tinha sinais de espancamento.

No ano passado, depois de ter seu status de morador de rua revelado, o jogador recebeu apoio do Vasco e passou gratuitamente por uma clínica de reabilitação no Rio de Janeiro. Na ocasião, Valdiram foi encontrado pelas ruas de Bonsucesso, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Permaneceu na clínica por quatro meses, até 23 de junho de 2018.

Sua carreira ficou marcada por uma acusação de estupro e confissões de vício em drogas, bebida e sexo. Ao se aposentar, o atleta chegou a virar pastor antes de se perder na batalha contra a dependência química.

Valdiram desabafou sobre a condição de morador de rua

UOL Esporte

O Vasco publicou nota oficial na noite de hoje (20). "O Club de Regatas Vasco da Gama comunica, com pesar, o falecimento do ex-atacante do clube Valdiram. Ele tinha 36 anos. Seu corpo foi identificado neste sábado (20/04), em São Paulo. As causas da morte ainda são desconhecidas", declarou o clube em texto publicado no site.

Em 2015, o ex-atacante desabafou. "O Valdiram, para o mundo, estava acabado e morto. Você sai com as mulheres e daqui a pouco vem a cerveja, a cocaína, a maconha, o crack. Assim foi a minha vida. Eu vi a morte, eu vi o espírito da morte na minha frente. (...) Eu passei pelo vale das sombras da morte", afirmou, em entrevista ao "Lance".

"Ganhei muito dinheiro. Todas as equipes que eu passei, foram 25 equipes, com salário de 20 mil, 30 mil. Esse dinheiro na prostituição, na bebida, na noite do samba, no mundo das drogas... Esse dinheiro não dura, se acaba rapidamente. Eu passei a usar cocaína aos 27 anos. Depois, não parei mais, mas só usava quando bebia. Quando eu bebia, o meu nariz ficava coçando e escorrendo", relatou.

"O pior momento da minha vida foi em 2010. Foi quando eu realmente caí na cocaína, no crack, e passei um ano no mundo da escuridão. Cheguei a usar cocaína na cracolândia, foi o pior momento. Difícil lembrar de tudo que passei como jogador do Vasco da Gama, e ver o momento em que eu me encontrava: usando drogas na favela do Jacarezinho", completou.

Artilheiro da Copa do Brasil de 2006 e ovacionado pela torcida do Vasco, Valdiram chegou a voltar ao Cruz-Maltino em 2015. Dizendo-se convertido à religião evangélica havia cinco anos, o atacante, então com 31 anos, ganhou mais uma oportunidade de Eurico Miranda (na época, presidente) e viu as portas do clube serem abertas novamente.

Leia a nota completa do Vasco:

O Club de Regatas Vasco da Gama comunica, com pesar, o falecimento do ex-atacante do clube Valdiram. Ele tinha 36 anos. Seu corpo foi identificado neste sábado (20/04), em São Paulo. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Valdiram chegou ao Vasco em 2006 contratado junto ao Esportivo (RS). Logo se destacou, tendo terminado como artilheiro da Copa do Brasil daquele ano, quando o Gigante da Colina terminou com o vice-campeonato. Sua passagem por São Januário se encerrou em 2007.

Em fevereiro de 2018, ao tomar conhecimento de que Valdiram vinha dormindo na rua, após dar como vencida uma batalha contra as drogas e o alcoolismo, o Clube conseguiu junto a uma conceituada clínica médica do Rio de Janeiro que o ex-jogador pudesse se tratar gratuitamente e retomar a vida. Valdiram ficou internado durante quatro meses, deixando a clínica no dia 23 de junho.

Vasco