Topo

Inter perde para Chape em jogo com pênalti marcado no VAR e segue com tabu

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2019 20h54

O Internacional estreou no Campeonato Brasileiro com derrota. Hoje (27), o time gaúcho levou 2 a 0 da Chapecoense, gols de Everaldo, em jogo marcado pela chuva intensa, campo pesado no início e ação do VAR. O árbitro de vídeo revisou lance e ajudou a marcar pênalti de Emerson Santos que resultou na primeira bola na rede do duelo.

A derrota mantém o tabu do Inter em Chapecó. O clube gaúcho perdeu todos os jogos que disputou na Arena Condá pelo Brasileirão. São cinco derrotas desde 2014 e 11 gols sofridos.

Na próxima rodada, a Chapecoense visita o Corinthians e o Internacional recebe o Flamengo. As duas partidas acontecem na quarta-feira (1), às 16h (horário de Brasília).

O Inter entrou em campo com apenas um titular: Marcelo Lomba. Os demais foram preservados sob argumento de grande desgaste físico pela sequência de jogos e viagens.

Camisa nova estreia com derrota

O novo modelo de camisa do Internacional faz sucesso com os colorados, mas em campo não estreou bem. O uniforme tem escudo que remete ao símbolo usado pelo clube em 1979, ano do título invicto do Campeonato Brasileiro. Ao contrário do previsto inicialmente, a camisa vermelha foi usada em Chapecó. O plano original era jogar com uniforme branco.

Chuva deixa gramado pesado e afeta duelo

A chuvarada deixou boa parte do jogo mais arrastado. Com gramado cheio de poças d'água, os dois times tiveram grandes dificuldades para criar. Em muitos lances, os jogadores escorregaram e em outros, foram atrapalhados no domínio ou passe. A saída, de ambas as partes, foi explorar chutes de fora da área e investir na bola parada (faltas e escanteios). Na etapa final, a água parou de cair e a drenagem ajudou a bola a rolar mais naturalmente.

Quem foi bem: Tiepo

Gramado molhado é sinal de trabalho dobrado para os goleiros. O camisa 1 da Chapecoense fez grandes defesas nos dois tempos e ajudou a segurar o Internacional, que também produziu pouco ofensivamente.

Quem foi mal: Emerson Santos

Zagueiro tocou com a mão na bola após disputa aérea em lance que foi revisado. No segundo tempo, sentiu lesão e saiu para entrada de Rodrigo Moledo.

VAR é consultado e pênalti é marcado

O momento histórico do jogo na Arena Condá aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo. Emerson Santos tocou com a mão na bola, mas a equipe de campo não marcou pênalti. Cerca de 1min30 após apontar escanteio, o árbitro Raphael Claus visitou a cabine para conferir a jogada à beira do gramado. Em apenas 13s, o árbitro viu o vídeo, voltou atrás e apontou a marca do pênalti a favor dos donos da casa. Na cobrança, Everaldo converteu o pênalti e abriu o placar na Arena Condá.

Inter tenta mudar jogo com estrangeiros

A desvantagem fez o Internacional mexer cedo na etapa final. Camilo deu lugar a Jonatan Alvez e depois, Sarrafiore entrou na vaga deixada por William Pottker. Os dois estrangeiros ajudaram a aumentar o volume ofensivo.

Chape empilha chances para ampliar

Com o Inter mais ofensivo, a Chapecoense ganhou espaço para contragolpear. O time catarinense desperdiçou pelo menos quatro oportunidades com superioridade numérica. No final, Everaldo recebeu e aplicou belo drible antes de chutar no canto e definir o placar.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 2 X 0 INTERNACIONAL

Data e hora: 27/04/2019 (sábado), às 19h (Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Danilo Ricardo Simon (ambos de SP)
Cartões amarelos: Douglas (CHA); Emerson Santos (INT)
Gols: Everaldo, aos 46 minutos do primeiro tempo (CHA); Everaldo, aos 42 minutos do segundo tempo (CHA)

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Campanharo, Alan Ruschel, Diego Torres (Amaral) e Régis (Renato); Everaldo
Técnico: Ney Franco

INTERNACIONAL: Daniel; Bruno, Emerson Santos (Rodrigo Moledo), Roberto e Uendel; Rodrigo Lindoso, Nonato, Camilo (Jonatan Alvez), William Pottker (Sarrafiore) e Neilton; Rafael Sobis
Técnico: Odair Hellmann