Topo

Guerrero revê o Fla como esperança do Inter e símbolo de "nova era" do time

Paolo Guerrero é a esperança de uma nova fase na história do Internacional - Ricardo Duarte/SC Internacional
Paolo Guerrero é a esperança de uma nova fase na história do Internacional Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Marinho Saldanha e Vinícius Castro

Do UOL, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

01/05/2019 04h00

Paolo Guerrero foi símbolo de uma "nova era" no Flamengo. Contratado após brilhar no Corinthians e ser disputado por vários clubes, o peruano se transferiu da Gávea sem deixar saudades. Rival na tarde de hoje (1º) a partir das 16h (de Brasília) no Beira-Rio, pela segunda rodada do Brasileiro, o centroavante vive algo semelhante no Inter: é a principal esperança do clube.

Sem conquistar o nacional desde 1979, o Colorado apostou alto em Guerrero no ano passado. A chegada a Porto Alegre, em agosto, foi embalada pelo cântico que marca a trajetória dele até agora: "Paolo Guerrero, traz o tetra Brasileiro".

Mas de cara veio uma decepção. A liminar que o autorizou a atuar na Copa do Mundo e em mais alguns jogos pelo Rubro-Negro mesmo punido por doping caiu e a estreia foi adiada por quase um ano.

O Inter deu todo apoio ao atleta no momento complicado porque vê nele o pilar para um momento diferente. Depois de frequentar a Série B pela primeira vez em sua história, em 2017, o Colorado quer ter em Guerrero um símbolo da recolocação no caminho das conquistas.

Em campo, a primeira impressão foi boa. Logo na estreia, contra o Caxias, ele fez o primeiro gol. Em seguida mais dois quando disputou sua primeira partida pelo Inter na Libertadores. Agora volta de lesão e ostenta três gols em cinco partidas.

Ainda que a saída do Flamengo tenha sido marcada pelo desconfortável caso de doping e por números que estiveram longe de "acabar com o caô" - como cantava a torcida rubro-negra -, Paolo Guerrero foi o símbolo de uma "nova era" no clube da Gávea.

A partir da sua contratação, em 2015, o Flamengo impactou o país pelos altos valores envolvidos. Ali, o Rubro-negro mostrou que passaria a ser um protagonista do mercado, o que só aumentou nas temporadas seguintes.

Depois de Guerrero, o clube somou contratações caras: Diego, Everton Ribeiro, Diego Alves, Henrique Dourado, Fernando Uribe, Vitinho, Rodrigo Caio, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol foram as principais.

Se não deixou saudades na torcida, o peruano tem muitos amigos no elenco rubro-negro. Ainda que não seja lembrado pelos torcedores como um atacante que decidiu os jogos mais importantes, a sua qualidade ofensiva é inquestionável e faz com que o Flamengo ligue o alerta para o duelo em Porto Alegre.

"Não conversei com o Guerrero sobre o jogo. Mas estivemos juntos no Corinthians e aqui no Flamengo. É um grande jogador, precisamos marcar firme e não dar espaço. Os nossos jogadores o conhecem bem. Não só com o Guerrero, mas temos que estar atentos com todo o ataque do Inter, que é bem forte", comentou o volante Willian Arão.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FLAMENGO
Data e hora
: 1º/05/2019 (quarta-feira), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, D'Alessandro (Sarrafiore) e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann
FLAMENGO: César; Pará, Rhodolfo, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique.
Técnico: Abel Braga