Topo

Brasileirão - 2019

Santos e Fluminense prometem batalha pela posse de bola na Vila Belmiro

Jorge Sampaoli, do Santos, e Fernando Diniz, do Fluminense, duelam pelo Campeonato Brasileiro - Ivan Storti/Santos FC e Mailson Santana/Fluminense FC
Jorge Sampaoli, do Santos, e Fernando Diniz, do Fluminense, duelam pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Ivan Storti/Santos FC e Mailson Santana/Fluminense FC

Eder Traskini e Leo Burlá

Do UOL, em Santos e no Rio de Janeiro

02/05/2019 04h00

O amor pela bola encontra a "paixão pelo balón" na noite de hoje, às 19h15, na Vila Belmiro, quando o Santos de Jorge Sampaoli e o Fluminense de Fernando Diniz ficarão frente a frente pelo Campeonato Brasileiro. Santos e Fluminense têm estilos de jogo muito parecidos e com foco total na posse de bola. O duelo desta rodada do torneio nacional promete ser uma verdadeira batalha pela posse.

Comandado pelo argentino, o Peixe vem chamando a atenção pelo Brasil por conta do seu estilo de jogo ofensivo. Com um elenco questionado no início da temporada, o Santos vem surpreendendo os críticos principalmente pela rapidez com que os jogadores aderiram ao estilo Sampaoli de jogar.

Dentro da filosofia do treinador, a equipe da Vila Belmiro fez uma das melhores campanhas do Estadual e caiu nas semifinais para o Corinthians em jogo que ficou marcado pelo domínio absoluto dos santistas durante os 90 minutos da segunda partida.

Já no Flu, com pouco menos de cinco meses de trabalho, Fernando Diniz tem status que beira o de unanimidade nas Laranjeiras. Desde que chegou, o treinador impressiona a todos pela capacidade de trabalho e pela obsessão pelo aperfeiçoamento diário.

Sampaoli e Fernando Diniz - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Dois treinadores participaram recentemente de palestra ao lado de Tite na CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Adepto da troca de ideias, ele gosta do debate e tem demonstrado coragem para implantar um estilo próprio de enxergar o jogo. Com muito foco na posse de bola, Diniz leva o grupo à exaustão em treinos longos e que tem como prática habitual o "amor" pela bola.

Um dos trabalhos repetidos com muita frequência é o de troca de passes desde o goleiro Rodolfo. O estilo deixa a torcida de cabelo em pé muitas vezes, mas faz com que o Fluminense consiga ter protagonismo em boa parte dos jogos. Na semifinal da Taça Guanabara, o time acuou o milionário Flamengo e saiu com a vitória.

A melhoria é baseada em cobrança forte e repetição. Apesar de ter fama de "chato", Diniz é frequentemente elogiado em público pelos seus atletas. Em um clube que vive séria dificuldade financeira, a direção entende que o comandante foi determinante para convencer alguns jogadores a optarem pelo Flu.

O encontro entre o tricolor e Jorge Sampaoli causa expectativa até mesmo dentro do elenco. A ordem para vencer os santistas é ser fiel ao que vem sendo realizado até aqui.

"São dois treinadores que têm características parecidas, de ficar com a bola. A gente espera manter a posse, fazer um bom jogo e cuidar o contragolpe. A gente não pode mudar a forma de jogar, trabalhamos o ano inteiro assim", disse o lateral Gilberto.

SANTOS X FLUMINENSE

Data: 2 de maio de 2019 (quinta-feira)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Felipe Aguilar e Jorge (Felipe Jonatan); Alison, Diego Pituca e Jean Mota (Eduardo Sasha); Carlos Sánchez, Soteldo e Rodrygo. Técnico: Jorge Sampaoli.

FLUMINENSE: Rodolfo; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Ayrton, Bruno Silva e Allan; Everaldo, Yony González e Luciano. Técnico: Fernando Diniz