Topo

Espanhol - 2019

Barcelona poupa titulares após título espanhol e perde para o Celta de Vigo

Malcom em ação na partida entre Barcelona e Celta - MIGUEL VIDAL/REUTERS
Malcom em ação na partida entre Barcelona e Celta Imagem: MIGUEL VIDAL/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

04/05/2019 17h39

Três dias depois de encaminhar vaga para a final da Liga dos Campeões com vitória sobre o Liverpool, o Barcelona voltou a campo na tarde de hoje (4), desta vez pelo Campeonato Espanhol. Com o time reserva, o Barça perdeu para o Celta por 2 a 0 no Estádio de Balaídos na primeira rodada após confirmar o título antecipado da competição. Maxi Gómez e Iago Aspas, de pênalti, anotoram os gols do confronto.

Sem os principais jogadores, o técnico Ernesto Valverde deu chance a outras peças do elenco. Os brasileiros Malcom e Arthur ganharam oportunidade no time titular contra um adversário que luta para escapar do rebaixamento no Espanhol. Melhor para o Celta, que aproveitou a ausência das estrelas do Barça para garantir um triunfo importantíssimo para a permanência na Primeira Divisão.

Com o resultado, o Barcelona permanece com 83 pontos na liderança após 36 rodadas. Já o Celta subiu para a 14ª posição, com 40 pontos - cinco acima do Valladolid, primeiro time da zona de rebaixamento, que ainda joga na sequência da rodada.

Agora, o Barcelona viaja para a Inglaterra, onde vai enfrentar o Liverpool na terça-feira (7) pelo segundo jogo da semifinal da Liga dos Campeões. O time catalão venceu o primeiro confronto por 3 a 0 e pode perder por até dois gols de diferença para avançar à decisão.

Sem titulares, Barça não empolga

De olho no segundo jogo da semifinal da Liga dos Campeões, o técnico Ernesto Valverde poupou o time titular do compromisso deste sábado. Com o título já confirmado, o Barça teve uma escalação alternativa na partida de hoje.

As mudanças refletiram em campo e a equipe catalã não conseguiu empolgar durante os 90 minutos. O Barça criou pouco e não impôs o melhor ritmo diante de um adversário que buscava a vitória para respirar na briga contra o rebaixamento.

Poupado, o atacante Lionel Messi não foi opção nem no banco de reservas. O argentino teve atuação de destaque na quarta-feira, quando anotou dois gols na vitória por 3 a 0 contra o Liverpool.

Dembélé sente lesão e vira preocupação

Dembélé sente lesão - OSCAR DEL POZO/AFP - OSCAR DEL POZO/AFP
Imagem: OSCAR DEL POZO/AFP
Ousmane Dembélé virou preocupação no Barcelona após a partida deste sábado. O francês iniciou o jogo entre os titulares, mas foi substituído pelo estreante Álex Collado logo aos cinco minutos do primeiro tempo após sentir uma lesão.

Ainda durante a partida, o Barcelona informou que Dembélé sofreu uma lesão no tendão da perna direita e vai passar por exames amanhã para saber a gravidade do problema.

VAR anula gol do Celta no início do segundo tempo

O árbitro de vídeo entrou em ação no início do segundo tempo. Aos quatro minutos, Araujo aproveitou rebote de Cillessen após cobrança de escanteio e completou para o gol. O lance, no entanto, foi revisado e anulado pela arbitragem, que observou impedimento do zagueiro mexicano. Apesar da frustração de torcedores e jogadores do time da casa, a posição era irregular por poucos centímetros.

Celta garante vitória e respira na tabela

Celta comemora - MIGUEL VIDAL/REUTERS - MIGUEL VIDAL/REUTERS
Imagem: MIGUEL VIDAL/REUTERS
Depois do gol anulado, a torcida do Celta pôde enfim comemorar para valer aos 21 minutos do segundo tempo. Após cruzamento da direita de Boudebouz, o atacante Maxi Gómez antecipou a marcação e se esticou para completar de primeira para o gol.

A vitória foi confirmada aos 43 minutos, quando Iago Aspas converteu o pênalti marcado com auxílio do VAR. A tecnologia entrou em ação e marcou a penalidade depois que Wagué desviou a bola com a mão dentro da área.

O resultado serviu de respiro para a equipe, que abriu cinco pontos da zona de rebaixamento a duas rodadas do fim

Brasileiros têm atuação discreta

Malcom e Arthur, ambos titulares no jogo de hoje, tiveram atuação discreta. O volante, que havia ficado de fora do jogo contra o Liverpool na Liga dos Campeões, atuou até a metade do segundo tempo, quando deu lugar a Arturo Vidal.

Já Malcom teve a chance de atuar ao longo dos 90 minutos, mas teve partida de pouco destaque em uma tarde sem brilho coletivo do Barça.

Palmas para o campeão

Antes da partida, o Barcelona foi recebido com palmas no Estádio de Balaídos pelo título espanhol. Os jogadores do Celta fizeram o tradicional corredor para recepcionar o time catalão na entrada do gramado. Nas arquibancadas, os torcedores rivais também aplaudiram a entrada da equipe azul-grená.