Topo

Grêmio é denunciado no STJD por injúria racial contra González, do Flu

Jeremias Wernek e Léo Burlá

Do UOL, em Porto Alegre e Rio de Janeiro

14/05/2019 18h07

O Grêmio foi denunciado pela Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por injúria racial contra Yony González, atacante do Fluminense, em jogo da terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho será julgado pelo caso na próxima sexta-feira (17), na Quinta Comissão do Tribunal, no Rio de Janeiro.

A denúncia cita o artigo 243-G, parágrafo segundo do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), onde versa sobre punição com multa de até R$ 100 mil ao Grêmio e proibição dos identificados de frequentar estádios de futebol.

O episódio ocorreu no final da partida, em Porto Alegre. Vídeo da Flu TV flagrou gritos de 'macaco' após Yony marcar o quinto gol do time fluminense no jogo. O Grêmio, após divulgação das imagens, abriu investigação interna e localizou três pessoas.

A Procuradoria do STJD afirmou que analisou imagens do jogo e, mesmo sem relato do episódio em súmula, considerou o ato uma infração de alta gravidade e que precisa ser repudiada e punida. A denúncia do órgão ainda fez citação ao caso Aranha, de 2014, onde o goleiro, então no Santos, sofreu injúria racial durante partida da Copa do Brasil.

Um dia após a partida, Fluminense e Grêmio emitiram nota oficial repudiando o fato. O clube gaúcho ainda afirmou que iria avançar na apuração dos responsáveis.