Topo

Corinthians

Corinthians pega Lara (VEN) para convencer críticos e decolar em 2019

Autor de gol no primeiro jogo, Vagner Love é mantido no ataque corintiano para o rencontro na Venezuela - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Autor de gol no primeiro jogo, Vagner Love é mantido no ataque corintiano para o rencontro na Venezuela Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

30/05/2019 04h00

O Corinthians encara o Deportivo Lara (VEN) hoje para confirmar a boa fase e embalar na temporada. Após três vitórias seguidas, o Timão tenta não apenas confirmar a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas também convencer os críticos de que alcançou o patamar que tanto buscou neste primeiro semestre.

No Estádio Metropolitano de Lara, a partir das 17 horas (de Brasília), o Alvinegro defende vantagem de 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença para seguir na competição. Se fizer um gol, pode até sofrer três - há regra do gol qualificado fora de casa. Mas o resultado não é tudo: o maior desafio do Corinthians na Venezuela é convencer o torcedor de que chegou sua hora de brilhar.

As vitórias sobre Athletico, Lara (no jogo de ida) e São Paulo tiveram aspectos muito diferentes entre si, mas em conjunto mostraram que o time de Fábio Carille atingiu o amadurecimento: fechou-se quando preciso; controlou quando teve a chance; e vibrou muito no clássico. A sequência criou certa expectativa, e do Corinthians se espera o mesmo nível de concentração hoje, mesmo que a vantagem sobre o time venezuelano seja considerável.

A escalação alvinegra não deve ter grandes surpresas, ainda que a delegação tenha viajado já na segunda-feira (27) e desde então esteja longe da imprensa. A única dúvida está na meia direita, porque Pedrinho e Mateus Vital estão na seleção brasileira olímpica. Ramiro poderia herdar a função, mas acabou nem viajando à Venezuela por conta de um incômodo muscular na coxa direita. Desta forma, a função deve ser exercida por Jadson ou Régis - Vagner Love também pode ser deslocado, caso Carille prefira ter Gustavo de centroavante.

Seja com Jadson, Régis ou Gustavo, alguém no Corinthians terá oportunidade de provar sua importância. O reforço tem pouquíssimo tempo em campo neste ano (15 minutos); o camisa 10 não repete o futebol vistoso de 2018; e o artilheiro ainda precisa de ritmo de jogo após sofrer com lesão. Mesma oportunidade terão atletas de outros setores: Henrique tem feito temporada de pouca confiança, por exemplo, e Júnior Urso ainda não retomou a grande fase que vivia antes de sua contusão muscular.

Coletivamente, o desafio maior talvez esteja à espreita na esquina: se na Sul-Americana o Timão defende vantagem, na Copa do Brasil precisará reverter placar de 1 a 0 contra o Flamengo, no Maracanã, na terça-feira (4). Neste sentido o reencontro com o Deportivo Lara é não só um compromisso de mata-mata, mas também um degrau no desenvolvimento a médio prazo do Corinthians.

Ficha técnica

Deportivo Lara (VEN) x Corinthians

Data: 30 de maio de 2019, quinta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Local: Estádio Metropolitano de Lara, em Barquisimeto (VEN)
Competição: Copa Sul-Americana, jogo de volta da 2ª fase
Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman e Wilmar Navarro (ambos da Colômbia)

Deportivo Lara: Salazar; Aponte, Di Giorgi, Miers e Carrillo; Medina, Yriarte e Centeno; Jefre Vargas (Freddy Vargas), Di Renzo e Jaime Moreno. Técnico: Leo González

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza; Clayson, Vagner Love e Jadson (Gustavo). Técnico: Fábio Carille.

Reveja os gols do jogo de ida:

Corinthians