Topo

Como ficaria o Barcelona se o time levar Neymar junto com Griezmann

Barcelona oficializou a contratação de Antoine Griezmann na última sexta-feira (12) - Reprodução/Site Barcelona
Barcelona oficializou a contratação de Antoine Griezmann na última sexta-feira (12) Imagem: Reprodução/Site Barcelona

Rodrigo Garcia

Do UOL, em São Paulo

15/07/2019 04h00

O Barcelona anunciou na manhã na última sexta-feira (12) a contratação do atacante Antoine Griezmann. Mas apesar do anúncio, pode ser que esta novela ainda demore mais um tempo para acabar, já que o Atlético de Madri questionou o valor pago pelo clube catalão e pode dificultar o negócio.

Se existem questões extracampo que ainda precisam ser resolvidas entre o clube da Catalunha e o de Madri, dentro dos gramados o francês deverá ser figura certa na equipe comandada pelo técnico Ernesto Valverde. A única situação que poderia ameaçar este cenário seria a possível contratação de Neymar, que ainda sonha em voltar ao clube em que brilhou quando deixou o Brasil. Inclusive, o diretor esportivo do PSG, Leonardo, já admitiu ter tido contatos "superficiais" com o clube catalão sobre a possível negociação.

A tendência, neste primeiro momento, é que Valverde monte a equipe com um tridente ofensivo formado por Griezmann, Suárez e Messi. Só que, segundo dados do site especializado em estatísticas "Who Scored", um deles precisará atuar "fora de posição" para que eles possam jogar juntos.

Na última temporada, Griezmann atuou mais centralizado pelo Atlético de Madri, seja como atacante de área ou vindo por trás do centroavante. Ainda de acordo com o site de estatísticas do futebol europeu, o astro francês fez apenas uma partida atuando aberto pela ponta direita.

Já no Barcelona, a posição central do ataque foi ocupada majoritariamente por Luis Suárez. De acordo com o "Who Scored", nas 42 partidas que fez na temporada, o atleta atuou em todas elas como centroavante do time.

Apesar de já ter atuado aberto pela esquerda nos tempos de Liverpool, é difícil imaginar que o uruguaio mude seu estilo de jogar para acomodar o francês, especialmente por já estar com uma idade mais avançada, 32 anos, que atrapalharia corridas longas pela lateral para acompanhar os atacantes adversários.

Se o centro do ataque não parece ser uma opção para Griezmann, a ponta direita também é igualmente concorrida. A posição foi ocupada por Lionel Messi, principal astro da equipe, durante grande parte da temporada.

Com isso, ficaria como opção para o astro atuar pela ponta esquerda, posição que foi ocupada majoritariamente por dois atletas ao longo da última temporada, mas nenhum deles chegou a convencer de fato: o francês Ousmane Dembélé e o brasileiro Philippe Coutinho. Só que Griezmann, ao menos na última temporada, não atuou pela faixa esquerda do ataque e poderia precisar adaptar suas características.

Como chegada de Neymar pode complicar este cenário

Suárez, Neymar e Messi comemoram gol do Barcelona - AP Photo/Siu Wu - AP Photo/Siu Wu
Suárez, Neymar e Messi comemoram gol do Barcelona
Imagem: AP Photo/Siu Wu

Se não será fácil encontrar uma forma de encaixar Griezmann no ataque do Barcelona, a possível contratação de Neymar pode complicar ainda mais esse cenário.

Uma possível saída seria deslocar Lionel Messi para atuar na faixa central do campo como um "camisa 10". Desta forma, o brasileiro poderia atuar pela ponta esquerda, sua posição favorita, com Suárez centralizado e Griezmann caindo pela ponta direita, posição em que atuou algumas vezes pelo Atlético de Madri. Contudo, seria necessário convencer o "dono do time" a adotar uma nova posição para acomodar o recém-chegado atacante francês.

Se Messi não quiser abrir mão de seu lugar em campo, a tendência é que um dos astros acabe ficando no banco de reservas, algo que seria inusitado visto que a contratação de Griezmann foi feita por um alto valor e, se Neymar for contratado, também será por um valor elevado, já que o PSG gostaria de reaver ao menos parte dos 222 milhões de euros que foram investidos para contratar o brasileiro.

A possível chegada de Neymar também poderia representar o fim da passagem de Coutinho pelo Barcelona, já que ele é um dos cotados para ser envolvido na negociação com o PSG. No entanto, existem outros nomes que podem ser colocados na negociação para diminuir o custo da operação.

Promessas perderão espaço no Barcelona

Malcom e Dembélé devem perder espaço no Barcelona com a chegada de Griezmann - Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images - Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images
Malcom e Dembélé devem perder espaço no Barcelona com a chegada de Griezmann
Imagem: Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images

Com tantas estrelas para poucas vagas no ataque, uma coisa é certa: os jogadores mais jovens do elenco e apontados como talentos para o futuro terão poucas oportunidades de estarem em campo como titulares. A situação deve afetar especialmente dois nomes constantemente cobiçados no mercado de transferências: Malcom e Ousmane Dembélé.

O atacante brasileiro, que teve poucas oportunidades no clube catalão na última temporada, é um dos que deve perder espaço com a chegada de Griezmann, já que ele atua preferencialmente pela ponta direita, posição que é de Lionel Messi e poderá ser ocupada também pelo astro francês. Com isso, alguns clubes da Inglaterra já demonstraram interesse em seu futebol.

Já o francês Dembélé, que aproveitou algumas brechas dadas por Coutinho na última temporada, também deve ter chances reduzidas caso Neymar seja contratado, já que ele atuou a maior parte das vezes pela ponta esquerda do ataque. A situação do talentoso francês é monitorada de perto pelo Bayern de Munique, que cogita investir em sua contratação caso Neymar realmente feche com o clube catalão.