Topo

Santos

Eficácia gringa: estrangeiros participam de quase 60% dos gols do Santos

Carlos Sânchez comemora seu gol pelo Santos contra o Avaí - Divulgação/Santos
Carlos Sânchez comemora seu gol pelo Santos contra o Avaí Imagem: Divulgação/Santos

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

30/07/2019 04h00

Na história recente do Santos, a atuação do clube no mercado de transferências sul-americano nunca foi exemplo de sucesso. Poucos foram os estrangeiros que foram contratados e tiveram êxito com a camisa alvinegra. Desde o meio do ano passado, e principalmente neste ano, essa tendência parece ter mudado. Os números comprovam: a legião de gringos do Peixe é responsável direta por quase 60% dos gols do time em 2019.

Ao todo são 40 participações dos estrangeiros nos 60 gols marcados pelo Santos na temporada, mas cinco dessas bolas na rede contaram tanto com assistência como gol dos gringos. Assim, excluindo as "repetições", 35 dos 60 tentos tiveram participação direta estrangeira, cerca de 58%.

O líder é o meia uruguaio Carlos Sánchez, artilheiro santista na temporada com 11 gols, que ainda soma três assistências. Logo em seguida vem o atacante paraguaio Derlis González, que marcou oito vezes e distribuiu outras cinco assistências.

Um dos grandes destaques individuais do time, o ponta venezuelano Yeferson Soteldo também aparece bem na lista: foram quatro gols marcados e cinco passes que resultaram em bolas na rede. O colombiano Copete, que não está mais no elenco, colaborou com dois gols e uma assistência, enquanto o compatriota Felipe Aguilar também marcou uma vez.

Juntos, os cinco somam para 25 gols e 15 assistências no ano. Os cinco gols totalmente gringos foram os seguintes: Derlis para Soteldo na vitória por 4 a 0 sobre o São Bento, Derlis para Sánchez e Copete para o paraguaio na goleada por 7 a 1 sobre o Altos-PI, e duas vezes Soteldo para Sánchez, nas vitórias por 3 a 0 sobre o Atlético-GO e 3 a 1 em cima do Avaí.

Cueva e Uribe são os estrangeiros que ainda não entraram na estatística. O peruano já fez 16 jogos com a camisa do Santos, mas ainda não conseguiu gol ou assistência, enquanto Uribe soma apenas cinco jogos, mas ainda sem desencantar.

O uruguaio Carlos Sánchez já começa até a perseguir o recorde de maior artilheiro estrangeiro da história do Santos, que hoje pertence ao atacante Copete. Com 15 gols marcados, o meia está atrás do colombiano Molina, que tem 17, do argentino Echevarrieta, que marcou 20 vezes na década de 40, e de Copete, atual recordista com 26 gols.

Santos