Topo

Brasileirão - 2019

Apostas de Carille marcam, e Corinthians vence Botafogo em Itaquera

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 18h50

O Corinthians segue em boa fase no Campeonato Brasileiro depois da pausa para a Copa América. A equipe recebeu o Botafogo hoje (17), na Arena Corinthians, em partida válida pela 15ª rodada, e mostrou um bom futebol ofensivo, vencendo por 2 a 0. Novidades de Fábio Carille para a partida, Boselli e Everaldo fizeram os gols do jogo.

Em casa, o Corinthians dominou o primeiro tempo, com jogadas rápidas e finalizações no gol defendido por Gatito. Perto do fim da etapa inicial, Pedrinho fez boa jogada, e Boselli, que substituiu o poupado Vagner Love, concluiu, anotando seu sexto gol pelo clube. No início segundo tempo, Everaldo, no lugar do também preservado Clayson, aproveitou rebote de Gatito e ampliou depois do intervalo.

Com a vitória, o Corinthians chegou aos 27 pontos, assumindo a quinta colocação. Antes de enfrentar o Avaí, no domingo (25), pela 16ª rodada do Brasileirão, o Corinthians enfrenta o Fluminense, na quinta-feira, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Já o Botafogo, com 22 pontos e na sétima posição, enfrenta a Chapecoense, dia 26, pelo torneio nacional.

Quem foi bem: Pedrinho

Meia-atacante do Corinthians, Pedrinho segue em crescimento desde o retorno do Brasileirão após a pausa para a Copa América. Jogador mais aplaudido pela torcida antes do início do jogo, Pedrinho foi agudo e participativo, dando duas finalizações perigosíssimas no primeiro tempo, em chute de fora da área e cabeceio, e ainda deu assistência para Boselli após jogada de habilidade. No segundo tempo, com a torcida aplaudindo seu bom futebol, participou do segundo gol.

Quem foi mal: Gilson

Gilson foi encarregado a marcar Pedrinho, um dos jogadores mais habilidosos do Corinthians, e teve dificuldades em parar as ações do meia-atacante corintiano pelo lado esquerdo da defesa do Botafogo. No lance do primeiro gol do time da casa, levou drible desconcertante do adversário em jogada finalizada por Boselli.

Volta de Fagner ajuda o Corinthians

Suspenso na última rodada, o lateral-direito Fagner voltou ao time titular e deu novo ritmo ao Corinthians. Se na última rodada Michel Macedo precisou se preocupar muito com a marcação no empate com o Internacional, hoje o selecionável apoiou o ataque com qualidade e participou de boas triangulações com Pedrinho e Júnior Urso.

Atuação do Corinthians

Mesmo com cinco mudanças na equipe (entradas de Walter, Carlos Augusto, Mateus Vital, Everaldo e Boselli), o Corinthians conseguiu mostrar bom futebol - e evolução - na Arena. Vertical e veloz pelas pontas, a equipe contou com o apoio de Fagner, que voltou de suspensão, para construir as jogadas ofensivas pelo lado direito. Com o time arriscando finalizações mais precisas, Pedrinho comandou o ataque e participou dos dois gols. Na defesa, Walter e Carlos Augusto, que substituíram os suspensos Cássio e Danilo Avelar, foram pouco exigidos.

Atuação do Botafogo

Fora de casa, o Botafogo não se limitou a defender. Buscou tocar a bola com paciência e procurar espaços para infiltrar na forte e bem postada defesa adversária no início do jogo. O problema é que o Corinthians foi bem na marcação e roubava a bola ou forçava erros dos jogadores de ataque do visitante. No primeiro tempo, Gatito foi bem e fez grandes defesas, mas não conseguiu parar Boselli, cara a cara. Na segunda etapa, o Glorioso novamente teve espaço para tocar a bola, mas não conseguiu ser efetivo e encontrou um Corinthians ainda mais defensivo. Após o gol de Everaldo, Barroca mudou a equipe e tentou diminuir, mas só incomodou nos últimos minutos, quando Benevenuto acertou a trave.

Cronologia

Invicto desde a pausa para a Copa América com seis vitórias e três empates, o Corinthians dominou o primeiro tempo. Apesar de o Botafogo tocar mais a bola e buscar infiltrações, os donos da casa, com forte sistema defensivo, recuperavam a posse com rapidez e acionavam Pedrinho pela esquerda da defesa do Botafogo. Novidade na equipe, Boselli era o primeiro jogador a realizar marcação alta e pressionar a saída de bola dos defensores adversários. Quando conseguiu, finalizou de fora da área e Gatito defendeu.

Os chutes de fora da área foram as opções do Corinthians no primeiro tempo. Pedrinho e Everaldo acertaram boas bolas, mas Gatito defendeu. "Liso", Pedrinho driblou Gilson e cruzou para Boselli, de carrinho, abrir o placar para o Corinthians.

No segundo tempo, o Botafogo voltou a tentar infiltrar na base do toque de bola, mas viu o Corinthians novamente muito fechado. Dominante, Pedrinho foi válvula de escape da equipe e construiu a jogada do segundo gol. O jovem gingou e bateu de perna esquerda para a defesa de Gatito. No rebote, Everaldo chutou colocado e marcou seu primeiro gol pelo Corinthians.

Jadson entra em top 3 da Arena

Jadson agora é o terceiro jogador com mais partidas na Arena Corinthians, com 104. Ele passa Romero, com 103, e fica atrás só de Cássio (153) e Fagner (140). O meia tem 24 gols no estádio, três a menos que o paraguaio. O camisa 10 não tem sido titular da equipe porque perdeu espaço para Júnior Urso, Mateus Vital e Sornoza no meio-campo do 4-1-4-1 de Carille. Ele também ficou uma semana afastado do time por causa de problemas particulares.

Homenagem a Douglas do futsal

Antes de a bola rolar na Arena Corinthians, jogadores de Timão e Botafogo realizaram um minuto de silêncio em homenagem ao pivô Douglas Nunes da Silva, de 27 anos, assassinado na madrugada do último domingo, e que era jogador da equipe de futsal do Corinthians. O nome de Douglas apareceu em um dos telões ao lado da tag "#EternoD9" e de sua data de nascimento e morte. Os torcedores corintianos aplaudiram durante o minuto de silêncio.

Corinthians estreia bandeiras na Arena

O jogo de hoje foi o primeiro do Corinthians após o início da comercialização de bandeiras oficiais do clube na Arena. O item esteve à venda nos setores Sul, Leste Inferior, Leste Superior e Oeste Inferior (o Oeste Superior estava fechado por causa de reformas), a R$ 30. É uma bandeira de 1,30m por 0,8m, com haste flexível. Foi possível ver o objeto em vários pontos do estádio.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 0 BOTAFOGO

Data e hora: 17/08/2019 (sábado), às 17h (horário de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro, 15ª rodada
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Alesandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de Vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)
Público total: 39.122
Renda: R$ 2.245.956,00
Cartões amarelos: Gil e Gabriel (Corinthians); Marcelo Benevenuto, Cícero e Marcinho (Botafogo)
Gols: Boselli, aos 42'/1ºT, e Everaldo aos 10'/2ºT

Corinthians: Walter; Fagner, Manoel, Gil e Carlos Augusto; Gabriel; Júnior Urso, Mateus Vital (Jadson), Pedrinho e Everaldo (Clayson); Boselli (Gustagol). Técnico: Fábio Carille

Botafogo: Gatito; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, Gustavo Bochecha (Rhuan) e Rickson; Rodrigo Pimpão (Lucas Campos), Luiz Fernando (Marcus Vinícius) e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca