Topo

Palmeiras

Palmeiras e Federação Paulista ensaiam reaproximação em festa do clube

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Edgar de Matos e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/08/2019 20h35

Oficialmente, o Palmeiras está rompido com a Federação Paulista de Futebol. Na prática, no entanto, a diretoria ensaia uma reaproximação com a entidade máxima do futebol no estado de São Paulo. Hoje (26), a festa de 105 anos do clube contou com as presenças de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Delegado Olim, mandatário do Tribunal de Justiça Desportiva.

Reinaldo e Olim simbolizavam o desentendimento do clube com a federação. No ano passado, nenhum representante da FPF compareceu na festa palmeirense ou se envolviam em eventos ligados ao Palmeiras.

A diretoria presidida por Maurício Galiotte, inclusive, boicotou a festa de encerramento do Campeonato Paulista, ocorrida no primeiro semestre. Nem cartolas e nem jogadores estiveram presentes no evento.

O presidente da federação e o chefe do tribunal de justiça chegaram por volta das 20h à cerimônia ocorrida na capital paulista. Diante da presença de dois importantes membros do futebol paulista, Mauricio Galiotte adotou um tom apaziguador, antagônico ao discurso anteriormente exposto contra a FPF.

"Este é um momento do Palmeiras, um momento institucional. É o momento de 105 anos de história e muito sucesso. O Palmeiras como instituição convida os demais clubes, vários estão aí. Isso é um respeito para conosco. É importante e agradecemos profundamente a presença de outros presidentes. Convidamos também todas as entidades que participam do futebol. É um momento do Palmeiras", discursou.

Segundo apuração do UOL Esporte, as presenças de Carneiro Bastos e Olim na festa concretizam uma nova fase entre Palmeiras e federação. O diálogo inexistente de 2018 acabou retomado, e a relação vem sendo contornada aos poucos, com parcimônia de ambas as partes.

"O presidente Galiotte me ligou e levou os convites pessoalmente para o TJD. Somos só uma família para o bem do futebol paulista", contou Delegado Olim ao UOL Esporte.

De um veto total no ano passado, o Palmeiras agora considera enviar representantes em reuniões importantes, o que não ocorria desde a irritação pela decisão do Campeonato Paulista de 2018, quando o time alviverde tentou provar uma interferência externa na arbitragem da decisão com o rival Corinthians.

Palmeiras