Topo

Esporte


Baixinho, veloz, driblador e 10: quem deve ser o primeiro reforço do Santos

AP Photo/Leo Correa
Yeferson Soteldo é marcado por Yago Pikachu durante confronto pela Libertadores Imagem: AP Photo/Leo Correa

2019-01-10T06:00:00

10/01/2019 06h00

O Santos está muito perto de anunciar a contratação de Yeferson Soteldo, venezuelano de 21 anos. O Peixe se acertou com o Huachipato, do Chile, e finaliza os últimos detalhes da negociação para poder contar com o futebol do atacante. Formado nas categorias de base de dois clubes na Venezuela, o jovem está acostumado a atuar pela ponta esquerda e se destaca pela boa arrancada e velocidade.

Yeferson Soteldo tem apenas 1,60m de altura, mas, mesmo com a baixa estatura, aparenta ser fisicamente forte e tem bom drible no um contra um. É conhecido no Chile como "El Pequeño Gigante" (O Pequeno Gigante). Além da ponta, pode atuar um pouco mais recuado, aberto pela esquerda no meio-campo. Foi o camisa 10 da La U na última temporada.

Foram 37 jogos e sete gols marcados em 2018. A La U gostaria de contar com o jogador por mais tempo e, em comunicado oficial, ratificou ter feito todos os esforços possíveis para se acertar com o Huachipato e ficar com o jogador de maneira definitiva e não só como emprestado. De acordo com o clube, repentinas mudanças no curso da negociação afastaram a possibilidade de acerto, mesmo após acordo com o estafe do jogador.

O Santos deve desembolsar uma quantia superior a 3 milhões de dólares (R$ 11 milhões) para contratá-lo. Yeferson Soteldo chega para brigar por posição no time titular, principalmente com a boa chance de Bruno Henrique trocar o Peixe pelo Flamengo. Em julho, será a vez de Rodrygo deixar a Baixada Santista para se apresentar ao Real Madrid.

Soteldo passou por Caracas e Zamora na Venezuela nas categorias de base antes de rumar ao Chile. Seu primeiro clube em território chileno foi justamente o Huachipato, em 2017. No ano seguinte, então, foi emprestado à La U. Tem passagens pela seleção de base e principal da Venezuela.

Mais Esporte