Topo

São Paulo

Nenê vira maior garçom do São Paulo em 2019 mesmo na reserva

Marcello Zambrana/AGIF
Nenê, meia do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

2019-06-21T07:52:24

21/06/2019 07h52

O ataque do São Paulo em 2019 não tem feito um bom papel, tanto é que está entre os piores em comparação com os outros clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, no entanto, em meio à escassez de gols, alguns jogadores se destacam pelas assistências. E o atleta com mais participações em tentos da equipe até aqui é Nenê, que também é o maior garçom do elenco, mas tem futuro indefinido.

Não tem sido fácil comemorar um gol do São Paulo nesta temporada: são 28 até a pausa para a Copa América, somando os marcados na Florida Cup. Nenhum jogador do elenco tem mais do que quatro tentos. Em termos de assistências, porém, Nenê chegou a cinco no jogo contra o Atlético-MG e lidera o quesito no elenco.

O meia-atacante, que fez 19 jogos e apenas cinco como titular na temporada, é o atleta com mais participações em gols são-paulinos neste ano. Além das cinco assistências já citadas, ele fez um gol na Florida Cup, ou seja, dos 28 tentos anotados pela equipe em 2019, ele participou de seis: 21,4% do total. Reinaldo, Pablo e Hernanes estão logo atrás com cinco contribuições cada um.

Apesar desses números, Nenê tem futuro incerto no São Paulo. Neste ano ele quase foi negociado com o Fluminense, e recentemente teve seu nome ligado ao Goiás. Nos bastidores, há quem diga que o meia já esteve mais próximo de sair, mas não descarta a troca de clube. Contra o Atlético-MG, ele foi elogiado por Alexandre Pato, após assistência para gol.

"Mudou (no segundo tempo) que o Nenê entrou, e é um cara que consegue colocar a bola ali na frente, aproxima mais. Criamos mais. Temos que trabalhar a bola, o São Paulo tem muita qualidade. O Nenê é um cara que dá muita qualidade para o time, um cara rodado, que tem o passe. Fico feliz (pelo gol). É a segunda bola que ele consegue me achar. Uma eu chutei na trave, hoje fiz o gol", afirmou o camisa 7 do Tricolor.

Embora conte com a admiração de um dos principais jogadores do elenco, Nenê não goza do mesmo prestígio com a comissão técnica. Ele ainda não foi titular da equipe sob o comando de Vagner Mancini e Cuca. Seus jogos entre os onze iniciais aconteceram com André Jardine, ainda no começo do Paulistão e da Copa Libertadores. Desde que Cuca assumiu, o camisa 10 atuou em seis partidas, por apenas 127 minutos. Mesmo assim, seu discurso é de quem entende a contribuição que precisa dar.

"Fico feliz por ter participado do gol. Todos que estão aqui têm condição para entrar e mudar um jogo. Quem está no São Paulo tem qualidade, mas tem que ter na cabeça que pode ajudar", declarou após o empate com o Atlético-MG.

O São Paulo se reapresenta na próxima segunda-feira, no CT da Barra Funda, após os dias de folga dados pela comissão técnica em decorrência da pausa para a Copa América. Os treinos serão retomados de olho no clássico contra o Palmeiras, no dia 13 de julho, às 19h, no Morumbi.

Veja os jogadores com mais participações em gols do São Paulo em 2019:

Nenê - 6 participações (5 assistências e 1 gol)

Pablo - 5 participações (1 assistência e 4 gols)

Hernanes - 5 participações (1 assistências e 4 gols)

Reinaldo - 5 participações (4 assistências e 1 gol)