Topo

MMA


Árbitro que deu vitória a Barão vira alvo de críticas de lutadores

Do UOL, em São Paulo

02/02/2014 12h00

A vitória do brasileiro Renan Barão sobre o norte-americano Urijah Faber no UFC 169, neste sábado, não chegou a ser questionada por lutadores de MMA no Twitter, mas a arbitragem de Herb Dean foi alvo de muitas críticas dos profissionais do UFC.

O motivo da reclamação era a interrupção da luta no primeiro round, quando Barão aplicou uma série de golpes no rival, que estava grudado na perna do brasileiro, aparentemente sem reação, atitude que foi considerada como errada pelos lutadores nas redes sociais.

O ex-campeão dos pesos pesados, Josh Barnett, criticou a decisão de Dean. “Droga! O que foi essa paralisação na luta do Barão contra o Faber, caras? Não foi bom”, escreveu o lutador.

Recém-derrotada por Ronda Rousey na disputa do cinturão do peso galo feminino, Miesha Tate disse que a paralisação foi precipitada. “Eu achei que ele interrompeu cedo demais, mas não concordo com isso de melhor prevenir do que remediar. Deve ser a lutadora que há em mim (risos)”, disse Miesha.

O atual campeão dos leves, Anthony Pettis, fez coro às críticas, mas ressaltou o mérito de Barão na vitória. “Parada cedo demais, mas Renan é uma fera!”, disse o lutador. Chris Camozzi, que compete entre os médios, no entanto, falou que ainda via chances para Faber em meio aos golpes.

“Paralisação ruim, Faber ainda parecia bem, segurando a perna e defendendo. Não vi o Herb avisá-lo qualquer coisa naquele momento”, disse Camozzi. O peso mosca Joseph Benavidez também saiu em defesa do norte-americano. “Não concordo com essa paralisação. Faber é uma grande lenda!”, escreveu o lutador.

O comentarista do UFC, Joe Rogan, porém, saiu em defesa de Herb Dean. “Ele é um bom árbitro. Se você não concorda com a paralisação, sempre saiba que Herb atua no melhor interesse da segurança (dos lutadores)”, publicou Rogan, que ainda citou o trabalho dos juízes como “muito difícil”.

“Os árbitros têm o segundo trabalho mais duro no MMA, depois dos lutadores. Eu tenho o mais fácil e erro o tempo todo. Nós somos todos humanos imperfeitos”, disse o comentarista.

Faber preferiu não escrever nada sobre a paralisação e usou seu único comentário no Twitter para parabenizar Barão pela vitória, que rendeu a manutenção do cinturão do peso galo do UFC em sua primeira luta como campeão linear da categoria. Barão era campeão interino dos galos até a última lesão do ex-detentor do cinturão, Dominick Cruz, que ficou fora do combate que unificaria os títulos linear e interino.