Topo

Morte de lutador de 13 anos faz Tailândia regular muay thai entre menores

Velório de Anucha Thasako, que morreu após luta de muay thai na Tailândia - Romeo Gacad/AFP
Velório de Anucha Thasako, que morreu após luta de muay thai na Tailândia Imagem: Romeo Gacad/AFP

14/11/2018 07h49

As autoridades da Tailândia anunciaram uma reforma legal para regular a prática do muay thai (também conhecido no Brasil como boxe tailandês) entre menores após a morte de um menino de 13 anos durante uma luta no final de semana passado, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

O ministro de Esportes, Weerasak Kowsurat, afirmou já ter recebido a minuta da reforma lei que prevê proibir esta prática a menores de 12 anos e torna obrigatório o uso de proteções entre os de 13 e 15 anos.

"O Ministério acelerará o processo para passar a consideração do governo o mais rápido possível", disse Weerasak ao jornal "Bangcoc Post".

Leia também:

Atualmente, a lei tailandesa não fixa nenhuma idade mínima para a participação de crianças em combates e só estabelece que os menores de 15 devem estar registrados e receber equipamento, o que ocorre raras vezes.

O anúncio da emenda legal aconteceu depois que Anucha Thasako, de 13 anos de idade, morreu em decorrência de uma hemorragia cerebral durante uma luta no sábado passado, em um ato beneficente em um templo de Samut Prakan, nos arredores de Bangcoc.

O menor caiu fulminado por um soco no terceiro assalto e foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. 

Segundo a imprensa local, Anucha praticava muay thai desde os oito anos e tinha participado de cerca de 170 combates.

O muay thai, uma modalidade que inclui golpes com punhos e pernas, é um dos esportes mais populares na Tailândia, onde é praticado por milhares de crianças, a maioria delas de famílias pobres que utilizam estes menores como fonte de renda.