Topo

Brasil muda, começa com Ricardinho no banco e vence a primeira na Liga Mundial de vôlei

Bernardinho em jogo contra a Finlândia; treinador mudou o levantador do time - Divulgação/FIVB
Bernardinho em jogo contra a Finlândia; treinador mudou o levantador do time Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

20/05/2012 19h13

Depois de duas derrotas consecutivas, o Brasil mudou o time e, com Bruninho como titular, venceu a Finlândia por 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/13, 25/22 e, 31/29, neste domingo, em Toronto, no Canadá, e conseguiu sua primeira vitória na Liga Mundial de vôlei.

A fase de grupos do torneio é disputada em quatro etapas, cada uma em um dos países que integram a chave. Todos jogam contra todos uma vez a cada etapa. A próxima etapa acontece daqui a duas semanas, na Polônia.


Os comandados do técnico Bernardinho vinham de duas derrotas seguidas, para a Polônia, na sexta-feira, e para o Canadá, no sábado, ambas por 3 sets a 2.

Com a vitória, o Brasil chegou a cinco pontos no Grupo B. A Finlândia tem dois. O Canadá, que ainda hoje joga contra a Polônia, tem cinco, contra três do rival de hoje.

Diferentemente dos dois jogos em que perdeu, Bernardinho optou por começar com o levantador Ricardinho no banco de reservas. Bruninho começou a partida. O ponteiro Dante foi poupado e não atuou.


No primeiro set, o time brasileiro começou mal e ficou sempre atrás do placar, em algumas vezes chegando a quatro pontos de diferença. Melhorou no final, mas não conseguiu encostar e perdeu por 25 a 23.

O segundo set foi um verdadeiro passeio.  O time brasileiro não deu chances e fez 25 a 13. O terceiro foi mais equilibrado, mas o Brasil sempre se manteve à frente do marcador. Chegou a ter uma vantagem mais ampla, mas fechou com diferença de três pontos.

O quarto set foi o mais disputado. As duas equipes se revezaram no marcador, e o Brasil só conseguiu encostar nos pontos finais. Os dois times tiveram chances de fechar, mas o Brasil acabou fechando em 31/29.

O destaque brasileiro na partida foi Wallace, com 26 pontos. Sidnei fez 16.