Topo

Uma foi campeã com pé quebrado; a outra perdeu a prata por strike em rivais

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 18h40

Os Jogos de Inverno de Sochi tiveram duas atletas se destacando por motivos bem distintos nesta quinta-feira (13). Enquanto a polonesa Justyna Kowalczyk levou hoje sua quinta medalha olímpica no esqui cross country, mesmo com um pé quebrado, a inglesa Elise Christie teve uma enorme decepção na patinação em velocidade em pista curta.

A largada desta prova foi confusa, com Christie caindo e derrubando a italiana Arianna Fontana e a sul-coreana Park Seung-Hi. A chinesa Li Jianrou, que estava na quarta posição, aproveitou para vencer com folga e conquistar o primeiro ouro de seu país nos Jogos de Inverno de 2014.

As três atletas se levantaram e a disputa pela prata ficou acirrada entre Christie e Fontana, com a inglesa cruzando na frente. Mas os juízes a consideram culpada pela queda das adversárias e desclassificaram a patinadora.  A italiana ficou com a prata e a sul-coreana herdou o bronze.

A inglesa se mostrou muito desapontada, mas aceitou a desclassificação. “Achei que tivesse mais velocidade”, disse Christie, em entrevista ao jornal Guardian, justificando a mudança repentina na trajetória.

“Uma de minhas características é que não consigo me segurar atrás. Se tivesse permanecido em terceiro, teria uma medalha agora. Mas, infelizmente, meus instintos não me permitiram fazer isso e eu apenas tentei vencer a prova”, disse ela, sobre a tentativa frustrada de ultrapassagem.

Elise Christie ainda tem duas chances de conquistar medalhas nos Jogos, nas provas de 1.000 m e 1.500 m.

Veja como foi a queda:

Polonesa vence com o pé quebrado

  • AFP/KIRILL KUDRYAVTSEV

    Campeã olímpica em Vancouver-2010, a polonesa Justyna Kowalczyk chegou aos Jogos de Sochi sem tantas esperanças de uma nova conquista. Dias antes do início da competição, ela teve uma fratura no pé, mas disse que a contusão não a tiraria de mais uma Olimpíada. Nesta quinta, ela superou a lesão e conquistou a vitória na prova de 10 km, completando o percurso em 28min17s8, com 18s4 de vantagem sobre a sueca Charlotte Kalla, medalha de prata. Foi sua quinta medalha olímpica, a segunda de ouro. Depois, sentou na neve e chorou. Em seu perfil no Facebook, a atleta agradeceu aos pais pelo apoio e festejou: "É ouro! Em grande estilo!"

Japonês bate recorde, vibra e assusta integrante de delegação

    O japonês Yuzuru Hanyu voltou a dar show na patinação artística, nesta quinta. Com uma apresentação impecável, ao som do blues “Parisienne Walkways”, do guitarrista Gary Moore, ele foi o primeiro atleta da história do esporte a ultrapassar a pontuação 100, chegando a 101,45, novo recorde mundial da prova do programa curto. Quando viu a pontuação, ele teve uma reação efusiva e chegou a assustar uma integrante da delegação japonesa que estava ao seu lado. Depois, a mulher conteve o patinador, que se acalmou. O patinador de 19 anos é o favorito para a medalha de ouro, que será disputada nesta sexta.

    Trenó atropela e quebra pernas de funcionário em pista de bobsled

    • AP Photo/Charlie Riedel

      Um trenó atingiu um funcionário da pista de bobsled nesta quinta-feira, minutos antes do início de uma sessão de treinos para os atletas que disputam as Olimpíadas de Inverno. Ele teve fraturas nas duas pernas, segundo informações do COI (Comitê Olímpico Internacional), e foi levado ao hospital. O acidente ocorreu na reta de chegada da pista e está sendo investigado pela organização dos Jogos. Antes das competições, de acordo com o jornal USA Today, um aviso sonoro é acionado em todo o percurso com a mensagem de "trenó na pista", para alertar quem estiver no local.

    Esquiador "corneta" repórter que noticia sua lesão

    • O americano Todd Lodwick não levou muito a sério o trabalho do repórter Randy Moss, da NBC. Enquanto Moss noticiava uma lesão do atleta, que compete no combinado nórdico, o próprio Lodwick apareceu de "papagaio de pirata" para fazer graça sobre a contusão.

    Sueco termina prova do esqui com cueca à mostra

    • AFP/Javier Soriano

      O sueco Henrik Harlaut não conseguiu nenhuma medalha nesta quinta-feira, na prova do esqui estilo livre dos Jogos de Inverno em Sochi, na Rússia, mas foi uma das principais atrações da competição. Isso porque terminou a prova com a cueca à mostra, após sua calça arriar aos poucos durante sua performance. E ele disse que a cueca apareceu naturalmente, não por acidente. "Faz parte do meu estilo, sempre fui assim e não vou mudar", disse Harlaut à agência France Presse.

    Americana deixa Tinder de lado antes de levar ouro no snowboard

    • AFP PHOTO / ALEXANDER NEMENOV

      A americana Jamie Anderson, campeã do snowboard slopestyle no último domingo, admitiu que precisou largar um “vício” nos Jogos de Inverno de Sochi para poder se concentrar melhor nas competições. Segundo a atleta, o aplicativo de namoro Tinder, que indica os possíveis “pares românticos” próximos ao local onde o usuário se encontra, era uma distração excessiva. “Uma hora eu precisei dizer ‘ok, isso distrai demais a atenção’. Deletei minha conta para me concentrar na Olimpíada”, contou a atleta à revista US Weekly.