Topo

Estrela dos Jogos decepciona, perde para "ipod" e vira assunto em Sochi

Do UOL, em São Paulo

11/02/2014 19h02

Shaun White chegou a Sochi como uma das maiores estrelas dos Jogos de Inverno. Bicampeão olímpico e único a ganhar cinco medalhas de ouro no Winter X Games, o snowboarder americano disputaria duas provas na competição: o slopestyle e o halfpipe.

Na semana passada, no entanto, White desistiu de participar do slopestyle por considerar a pista, que inclui obstáculos para os snowboarders, insegura. O americano afirmou que se concentraria apenas no halfpipe, programado para esta terça.

Mas a pontuação de 90,25 em sua segunda tentativa – na primeira, havia sido o penúltimo colocado entre os 12 finalistas, cometendo vários erros – não foi suficiente nem para levá-lo ao pódio.

O ouro ficou com o suíço Iouri Podladchikov, cujo nome gerou um apelido curioso para o atleta: “ipod”. Ele atingiu a pontuação de 94,75 em sua segunda participação e recebeu os cumprimentos de White após a confirmação do primeiro lugar.

“Estou desapontado, mas acontece”, lamentou o americano após a derrota. A decepção também atingiu a imprensa americana. “O fim de uma era?”, questionou a revista Sports Illustrated depois da performance do snowboarder.

O nome de Shaun White aparecia entre os tópicos mais comentados do Twitter pouco depois da prova. As opiniões, tanto dos americanos quanto dos fãs de snowboard de outros países, inclusive brasileiros, se dividiam entre aqueles que apoiavam o atleta e outros que criticavam sua performance em Sochi.

A grande maioria, no entanto, se mostrava surpresa e até chocada com a ausência do “Tomate Voador”, como ele é conhecido, no pódio. Um deles tirou sarro do nome da banda de rock de Shaun White, Bad Things (“coisas ruins”, em português). “Espero que a banda faça músicas apenas com nomes de coisas ruins, como ‘Terminando em quarto em Sochi’ e ‘Desapontando a América’”, escreveu o usuário @Marc_Normandin.

Falta de cirurgia na visão "tira" pódio de americano

  • AFP

    Outro americano que ficou fora do pódio, o esquiador Bode Miller teve uma explicação inusitada para o revés: segundo ele, o fato de não ter feito uma cirurgia para corrigir um problema de visão o prejudicou na prova do downhill do esqui alpino, disputada no domingo. Com cinco medalhas olímpicas no currículo, incluindo um ouro na disputa do super combinado em Vancouver-2010, Miller disse que a falta de visibilidade na estação de Rosa Khutor, local da competição, foi o principal motivo para sua oitava posição . "Eu deveria ter operado neste ano, mas não encontramos tempo para isso, porque o calendário de competições está muito carregado. Me arrependo de não ter feito a cirurgia", disse Miller, que classificou sua visão como "crítica". "Quando a iluminação é perfeita, posso esquiar no nível dos melhores do mundo. Quando está mais escuro, meu estilo sofre mais que outros esquiadores, que são mais estáveis e não se inclinam tanto no meio de uma curva", explicou.

Imagem vazada de topless de atleta causa polêmica

  • Reprodução

    A libanesa Jackie Chamoun, também do esqui alpino, não teve vida fácil nesta terça-feira. A atleta, que posou para um ensaio sensual em um calendário austríaco (foto acima), pediu desculpas após ver imagens suas de topless serem divulgadas na internet e causarem polêmica em seu país. Segundo a atleta, as fotos e vídeos vazados, que não fizeram parte do calendário, foram capturados durante o ensaio, como registro dos bastidores. "As imagens [do calendário] não são como essas que estão na internet. De qualquer maneira, quero pedir desculpas a todos vocês. Sei que o Líbano é um país conservador e essa não é a imagem que reflete nossa cultura", lamentou a esquiadora de 22 anos.

Um tombo preocupante...

  • REUTERS/Mike Blake

    A canadense Yuki Tsubota sofreu uma queda feia na competição na final do slopestyle do esqui estilo livre e precisou ser levada ao hospital. Ela teve apenas um ferimento na mandíbula, segundo a equipe canadense.

...e um tombo engraçado

  • Reuters/David gRAY

    Na patinação artística, o italiano Matteo Guarise gerou algumas risadas ao cair para trás na apresentação com sua parceira Nicole Della Monica. O patinador não realizava nenhum movimento complicado no momento da queda, mas ainda assim encarou o tombo numa boa: "Estava tão ocupado pensando em tudo que esqueci de me concentrar nos meus pés, que achei que fossem a parte mais fácil. Você precisa se concentrar até nas coisas mais fáceis... você sabe, as pessoas caem andando todo dia", constatou. Apesar do constrangimento, Guarise e Della Monica ficaram com a última vaga entre os 16 classificados para a final da modalidade.