Topo

Piada com aro de abertura e lágrima de mascote marcam encerramento em Sochi

Do UOL, em São Paulo

23/02/2014 17h44

Após 16 dias de competição, os Jogos de Inverno chegaram ao fim. E na cerimônia de encerramento, realizada no Estádio Fisht, o momento que mais chamou a atenção foi a brincadeira com a falha de um dos anéis na abertura do evento – quando um floco de neve deveria se abrir e formar o símbolo das Olimpíadas.

  • AP Photo/Mark Humphrey

    Na cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, erro técnico impediu a abertura de um dos anéis olímpicos        AP Photo/Mark Humphrey

De uma forma sutil e bem-humorada, os organizadores do evento resolveram brincar com o incidente. Logo no começo da performance, os bailarinos se posicionaram e formaram os anéis olímpicos no centro do estádio.  No canto direito, o aro defeituoso foi representado por pessoas agrupadas. No decorrer da apresentação, ele se abriu. A coreografia foi bem aceita pelo público.

Além de algumas premiações, como a da prova de cross-country, e do desfile das delegações, a festa foi baseada em valores culturais russos – muito bem representados por voluntários e profissionais da dança e da música.

Vasili Kandinskly, famoso pintor russo, não foi esquecido. A música foi lembrada na performance do pianista Denis Matsuev, que se apresentou em meio a dançarinos e um show de luzes.

Bailarinos bem sincronizados representaram, aos som de “Scheherazade” (de Rimsky-Korsakov),  as tradicionais companhias de balé, o Bolshoi e o Mariinsky.
Até mesmo a literatura estava presente nas apresentações. Artistas encenaram obras de Dostoiévski e Tolstoi. Carros de palhaço e acrobatas trouxeram magia e alegria ao encerramento dos Jogos.

A Rússia saiu como a grande vencedora, com 33 medalhas no total (13 de ouro, 11 de prata e 9 bronze). A Noruega ficou com o segundo lugar, com 26 medalhas (11 de ouro, 5 de prata e 10 de bronze), seguida pelo Canadá, com 25 medalhas (10 ouro, 10 prata e 5 de bronze).

Por fim, o prefeito de Pyeong Chang, próxima sede dos Jogos de Inverno, recebeu a bandeira Olímpica. Depois de uma breve apresentação da Coreia do Sul, a cerimônia foi concluída com discursos e aplausos.

O momento em que a chama olímpica é apagada foi o ápice do evento. Um dos mascotes do Jogos de Inverno, o urso polar sopra e apaga o fogo. Em seguida, solta uma lágrima, em alusão ao mascote dos Jogos Olímpicos de 1980 . Fogos de artifício coloridos e música eletrônica deram continuidade à festividade.

Rússia vence disputa e Brasil termina na 29ª colocação no bobsled

  • AP Photo/Natacha Pisarenko

    Com o acidente do time canadense no último sábado, o quarteto brasileiro terminou em penúltimo lugar. Os atletas Edson Bindilatti, Edson Martins, Odirlei Pessoni e Fábio Silva até tentaram, mas não conseguiram se classificar para a rodada final – que contou com a participação de 20 trenós.

  • No sábado, nas primeiras duas descidas, a equipe brasileira conseguiu ficar com a 28ª colocação, somando 1m53s60, e ficando à frente da Coreia do Sul e do terceiro time do Canadá, que sofreu um acidente no final do trajeto. Na descida deste domingo, porém, os brasileiros falharam na largada – o que acabou atrapalhando o tempo final, que ficou em 2m50s21.

  • Apesar de ficar fora da zona de classificação, a participação do Brasil nos Jogos de Inverno já é considerada uma conquista. É a terceira vez que o país é representado no bobsled, sendo a primeira em Salt Lake City-2002 e em Turim-2006, quando o país ficou com a 27ª e 25ª colocação, respectivamente.

  • Quem saiu vitoriosa na modalidade foi a Rússia, com o quarteto formado por Alexey Negodaylo, Alexey Voevoda, Dmitry Trunenkov e Alexander Zubkov. A equipe fechou o tempo em 3m40s60, somando as quatro descidas. A Letônia ficou com a prata, com 3m40s60, seguida pelos EUA, que faturaram o bronze com 3m40s99.

Reis do hóquei: canadenses vencem suecos e ficam com o ouro

Neste domingo, o Canadá se firmou como a terra do hóquei ao vencer a Suécia por 3 a 0. A equipe, que já acumula dois títulos (Vancouver-2010 e Salt Lake City-2002), eliminou os EUA – favoritos na competição.

O jogo, porém, foi bastante disputado, uma vez que a Suécia também tem tradição no hóquei, somando dois títulos (Lillehammer-1994 e Turim-2006).

O destaque do jogo ficou com o melhor do mundo, Sidney Crosby, que marcou um dos três gols do Canadá e foi decisivo na vitória da equipe. Jonathan Toews e Chris Kunitz aumentaram o placar.

Rússia tem pódio triplo no cross-country masculino

  • AP Photo/Ivan Sekretare

    Os russos foram os grandes vencedores dos Jogos de Inverno, com 33 medalhas no total, três delas só nos 50 km masculino do cross-country. O pódio triplo foi formado por Alexander Legkov (ouro), Maxim Vylegzhanin (prata) e Ilia Chernousov (bronze).

  • Um dos favoritos, o suíço Dario Cologna não teve sorte. Durante o trajeto, o atleta quebrou o esqui esquerdo e terminou a prova 1m26s atrás do campeão, ficando na 27ª posição.

  • De todas as provas da Olimpíada de Inverno, os 50 km masculino no cross-country é a competição mais longa e que exige boa estratégia e trabalho em equipe. Nesse quesito, os russos deram um show e garantiram todas as medalhas da modalidade.