Topo

Santos vence a Ponte Preta no Pacaembu e dá fôlego para Claudinei

Do UOL, em São Paulo

12/10/2013 22h54

Depois de duas derrotas seguidas, Claudinei Oliveira pode voltar a respirar mais aliviado neste sábado. Com o cargo ameaçado, o técnico viu seus comandados ganharem por 2 a 1 da Ponte Preta com direito a enorme sufoco no fim, aliviando a pressão da diretoria por uma possível troca de comando.

Com a vitória, o Santos, chega a 39 pontos e dorme na sexta colocação, a seis pontos do G-4 e a sete da zona do rebaixamento. Já a Ponte Preta segue com 26, na vice-lanterna, cada vez mais próxima da Série B do Campeonato Brasileiro.

No caso do Santos, a proximidade com a zona de classificação não representa fielmente o momento do time, que perdeu para Portuguesa (3 a 0) e Coritiba (1 a 0) nas duas últimas rodadas. A irregularidade de desempenho do time e as mudanças constantes promovidas pelo técnico Claudinei Oliveira incomodam a torcida e a diretoria, que já fala internamente em substitui-lo.

Neste sábado, o técnico mudou mais uma vez. Com a volta de Montillo após quatro jogos afastado por lesão, ele tentou montar uma equipe mais móvel, sem um centroavante fixo. O problema é que, aparentemente, os demais jogadores não perceberam a alteração, e teimaram em arriscar cruzamentos na área durante todo o primeiro tempo.

A Ponte Preta, apesar de toda a limitação técnica, conseguia fazer frente ao volume dos donos da casa e exigiu pelo menos duas defesas difíceis de Aranha. Com os dois times buscando a vitória a todo custo, o jogo no sábado à noite ganhou um ritmo eletrizante, que só aumentou quando o Santos abriu o placar.

Já nos acréscimos da etapa inicial, Everton Costa aproveitou uma cobrança de falta de Montillo e desviou para o fundo das redes da Ponte, fazendo seu primeiro gol após 12 jogos no clube.

Foi um alívio para o Santos que não brilhou em campo e saiu estranhando o esquema adotado por Claudinei Oliveira.

Com a vantagem, o time praiano se permitiu recuar um pouco em campo, tentando aproveitar os vacilos deixados pela Ponte Preta na busca pelo empate. Foi assim que, aos 23 minutos, o Santos ampliou com uma pintura de gol. Com velocidade, Cícero roubou a bola no meio, aplicou um chapéu no marcador e entregou para Montillo, que ainda esbanjou categoria ao tirar o goleiro Roberto da jogada com um toquinho de classe.

A Ponte, mesmo em situação complicada, ainda brigou por um resultado melhor, ajudada pela expulsão de Cicinho, que recebeu o segundo cartão amarelo por demorar para repor a bola em campo. 

Minutos depois, William desperdiçaria uma boa chance de frente para Aranha. Aos 44 minutos, Rafael Ratão fez melhor, e bateu na saída de Aranha para diminuir a vantagem santista. Um minuto depois, com o pé direito, o goleiro santista salvou uma nova chance do camisa 9 campineiro, garantindo o 2 a 1 no placar. 

Com a derrota, o time campineiro fica ainda mais ameaçado pelo rebaixamento, já que pode ver a distância para o Criciúma chegar a seis pontos.

Na próxima rodada, a Ponte recebe o Coritiba no Moisés Lucarelli, enquanto o Santos encara o Internacional, na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 PONTE PRETA
Local:
Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro
Assistentes: Gustavo Oliveira e Fabrício Porfírio
Cartões amarelos: Edu Dracena, Cicinho e Alison (Santos); e Ferron e Elias (Ponte Preta)
Cartão vermelho: Cicinho (Santos)
Gols: Everton Costa, aos 45 min do primeiro tempo; Montillo, aos 23 min, e Rafael Ratão, aos 44 min do segundo tempo

SANTOS:
Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison (Alan Santos), Arouca, Cícero e Montillo (Leandrinho); Everton Costa e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

PONTE PRETA:
Roberto, Régis, Diego Sacoman, Ferron e Uendel; Baraka, Felipe Bastos, Alef (Leonardo) e Elias (Adrianinho); Rildo (Rafael Ratão) e William
Técnico: Jorginho