Topo

Em jogo de apagão na Vila, Santos e Inter empatam e mantêm distância do G-4

Santos e Internacional fizeram um jogo de poucas emoções na Vila Belmiro - LUCAS BAPTISTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Santos e Internacional fizeram um jogo de poucas emoções na Vila Belmiro Imagem: LUCAS BAPTISTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2013 21h39

Em um jogo de poucas emoções, Santos e Internacional empataram sem gols nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times mantêm a irregularidade na competição e ficam mais distantes do sonho de alcançar o G-4, grupo que garante uma vaga na Copa Libertadores da América de 2014.

Se não bastasse o “jogo apagado” dentro de campo, a Vila Belmiro sofreu uma queda parcial de energia, já que os refletores que ficam acima da arquibancada principal do estádio (em frente às sociais) apagaram aos 20 minutos do segundo tempo. A partida ficou paralisada por cerca de 16 minutos.

Com o resultado, o Inter soma 41 pontos, na sexta colocação, e fica a oito pontos do G-4. O Santos permanece na oitava colocação, com 40 pontos ganhos, a nove pontos do grupo da Libertadores.

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Náutico, sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco, pela 30ª rodada da competição. Já o Internacional terá pela frente o clássico gaúcho, diante do Grêmio, domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Santos e Internacional fizeram um jogo de pouca velocidade e criatividade. Os técnicos Claudinei Oliveira e Clemer entraram em campo praticamente com o mesmo esquema – Montillo e Leandro Damião atuavam atrás dos volantes adversários e no meio dos zagueiros. O camisa 9 do Inter recebeu mais bolas, já que o Inter atuava com dois meias de ofício – D´Alessandro, do lado direito, e Alex centralizado, que trocava de posição com Jorge Henrique, do lado esquerdo do ataque.

No entanto, Damião conseguiu apenas uma finalização no primeiro tempo em um chute de fora da área, que obrigou Aranha espalmar para escanteio. O centroavante ainda recebeu uma linda assistência de D´Alessandro, mas se atrapalhou no domínio de bola e desperdiçou a chance de ficar, sem marcação, na frente de Aranha.

No Santos, com Montillo mantido na função de “falso centroavante”, a equipe sofria com a falta de criatividade na armação das jogadas. Everton Costa, do lado direito, e Thiago Ribeiro, do lado esquerdo, eram eficientes na marcação dos laterais Gabriel e Kleber, mas não demonstravam a mesma qualidade com a bola nos pés para atacar.

Os volantes Arouca e Cícero tinham a obrigação de criar as jogadas, mas erravam muitos passes e ainda não se entendiam com os laterais Bruno Peres e Emerson Palmieri, que atuaram nas vagas de Cicinho e Mena, e não eram participativos no ataque. Com isso, Montillo era obrigado a voltar para buscar a bola no meio em algumas situações e, por conta disso, o time perdia o “homem de referência” na área.

O único lance de perigo do Santos no primeiro tempo saiu dos pés do argentino, que trocou passes pela direita com Arouca e de fora da área chutou cruzado para boa defesa de Muriel, que deu um tapa na bola e salvou o Inter.

No segundo tempo, Claudinei Oliveira liberou mais os laterais para o ataque para ajudar na criação de jogadas, mas não resolveu o problema da equipe. O Inter, inclusive, aproveitou mais a liberdade no setor, e quase abriu o marcador com o lateral direito Gabriel, que invadiu a área pela direita, chutou rasteiro e cruzado para grande defesa de Aranha.

A partida, que não tinha emoção na segunda etapa, ainda ficou paralisada por 16 minutos. Isso porque os refletores que ficam acima da arquibancada principal da Vila Belmiro sofreram uma queda de energia aos 20 minutos do segundo tempo.

O jogo foi retomado com os refletores acesos, mas não continuou sem muitas emoções. Os dois quase abriram o placar. O Internacional em chute de fora da área de João Afonso, e o Santos em finalização de Montillo, que tirou o marcador da jogada dentro da área, e chutou cruzado, a bola passou muito perto da trave de Muriel.

No final da partida, Montillo e Everton Costa fizeram uma boa jogada pelo lado direito do ataque, mas pecaram na finalização. Sendo assim, o jogo terminou empatado sem gols na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA - SANTOS 0 X 0 INTERNACIONAL

Data: 16 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)
Público: 3.486 pagantes
Renda: R$ 99.863,00

Cartões amarelos: Bruno Peres, Emerson Palmieri (Santos); Juan, João Afonso (Internacional-RS)

SANTOS
Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Thiago Ribeiro (Neílton) e Everton Costa
Técnico: Claudinei Oliveira

INTERNACIONAL-RS
Muriel; Gabriel, Jackson, Juan e Kleber; Willians, João Afonso, Jorge Henrique, D’Alessandro e Alex (Scocco); Leandro Damião (Nathan)
Técnico: Clemer