Topo

Inter e Grêmio falham na defesa, mas fazem jogo igual e ficam no 2 a 2

Do UOL, em Porto Alegre

20/10/2013 17h53

Internacional e Grêmio chegaram em situações distintas no Gre-Nal, mas foram iguais neste domingo, em Caxias do Sul. Ambos os times aproveitam erros defensivos para marcar, mas não foram capazes de dominar o adversário por completo no estádio Centenário. Resultado da igualdade: 2 a 2.

Willians e D’Alessandro marcaram para o Colorado. Jackson, contra, e Vargas fizeram para o Tricolor em um Gre-Nal que fugiu a regra e teve várias chances de gol. Com picos de ofensividade nos dois lados. Um clássico franco.

O empate não muda a situação do Grêmio, que permanece em segundo lugar pela derrota do Atlético-PR. A equipe de Renato Gaúcho chega aos 53 pontos. Já o Inter vai aos 42 e fica na nona colocação.

Antes da bola rolar, uma cena inédita. Os dois times formaram uma roda no círculo central, ato criado pelo movimento Bom Senso FC. E também respeitaram um minuto de silêncio pelo falecimento do jogador das categorias de base do Grêmio, atropelado nas cercanias do estádio Olímpico.

Com a bola rolando, o Inter começou melhor. Clemer abriu Otávio pela esquerda e D’Alessandro pela direita para segurar Pará e Alex Telles. Com superioridade numérica no meio-campo, pelo esquema 4-2-3-1 contra o 4-3-3, o Colorado largou na frente.

Otávio roubou a bola de Souza na frente da área e serviu Willians. O volante, como elemento surpresa, encheu o pé e chutou da intermediária. Dida até pulou, mas não chegou nem perto de defender: 1 a 0 com apenas 3 minutos de jogo.

A vantagem fez o Inter ficar boa parte do primeiro tempo mandando na partida. Com troca de passes especialmente pelo lado esquerdo de ataque. E Otávio como principal peça ofensiva. Ainda assim, a equipe dirigida por Clemer não foi capaz de criar outra chance viva de gol.

O Grêmio só foi melhorar no clássico após os 30 minutos. Vargas passou a atuar mais recuado e encorpou o meio-campo montado por Renato Gaúcho. Barcos e Kleber foram pouco acionados, mas acossaram a zaga vermelha.

Tanto temor forçou um erro. Aos 41, Jackson tentou cortar o lançamento longo que tinha como endereço o pé de Barcos, mas errou na força. Acabou encobrindo o goleiro Muriel com um desvio de fora da área e deu o empate ao Grêmio.

“Injustíssimo. Só a gente jogou. Nós criamos, nós fizemos mais. Eles fizeram na infelicidade do Jackson, só assim para eles marcarem”, disse o lateral direito Gabriel. “Está justo, eles acharam um gol em um vacilo nosso. E a gente fez um gol no vacilo deles”, contestou Pará.

No segundo tempo o Inter voltou com a mesma postura do começo da partida: atacando. D’Alessandro quase marcou após uma falha de Saimon – que entrou no lugar do lesionado Werley.

A resposta do Grêmio veio na sua tradicional jogada: contra-ataque. Ramiro desarmou Gabriel no campo de defesa e avançou. Kleber recebeu do volante e serviu Vargas. O chileno entrou pelo meio da área e driblou Muriel antes de empurrar para o fundo da rede.

O gol deixou o Inter nervoso, como vem sendo rotina no ano. O Grêmio, contudo, não soube aproveitar o momento para liquidar o escore e pior: viu o rival voltar ao jogo nove minutos depois. D’Alessandro foi derrubado dentro da área por Bressan. Pênalti claro. Na cobrança o camisa 10 empatou outra vez.

Na sequência, o Internacional voltou a ser melhor. Forlán entrou no lugar de Jorge Henrique e ajudou o Colorado a ter força no ataque. O gringo serviu D'Alessandro, mas o terceiro gol foi evitado por Riveros. A resposta do Grêmio saiu dos pés de Kleber, que chutou no canto e obrigou Muriel a fazer boa defesa.

INTERNACIONAL 2 X 2 GRÊMIO

Data: 20/10/2013 (domingo)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Celso Barbosa de Oliveira
Renda: R$ 453.830,00
Público: 17.107 pessoas
Cartões amarelos: Pará (GRE), Bressan (GRE) Alex Telles (GRE); Kleber (Inter), João Afonso (INT), Willians (INT)
Gols: Willians, do Inter, aos 3 minutos do primeiro tempo; Jackson, do Inter, contra, aos 41 minutos do primeiro tempo; Vargas, do Grêmio, aos 6 do segundo tempo; D'Alessandro, do Inter, aos 16 minutos do segundo tempo;

INTERNACIONAL
Muriel; Gabriel, Juan, Jackson e Kléber; João Afonso, Willians, Otávio (Caio) e D'Alessandro; Jorge Henrique (Forlán) e Leandro Damião (Rafael Moura).
Técnico: Clemer

GRÊMIO
Dida; Pará, Werley (Saimon), Bressan e Alex Telles; Ramiro, Riveros e Souza; Kleber, Vargas (Wendell) e Barcos (Yuri).
Técnico: Renato Gaúcho