Topo

De 'ressaca' pelo título e com time misto, Cruzeiro só empata com a Ponte

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2013 18h54

No jogo seguinte à confirmação do título brasileiro, por antecipação, o Cruzeiro, com um time alternativo, em que a defesa foi a mesma do início da temporada, só empatou com a Ponte Preta, em 2 a 2, na tarde deste domingo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. De ‘ressaca’ pela festa de campeão, que teve desfile em caminhão do corpo de bombeiros na última quinta-feira, a equipe celeste enfrentou o desespero do time de Campinas, cada vez mais ameaçado pelo rebaixamento. O atacante Leonardo, com dois gols, foi o herói do time visitante.

Dedé, Egídio e Dagoberto, poupados, nem viajaram a Uberlândia, Bruno Rodrigo e Nilton, embora recuperados de lesões também ficaram em Belo Horizonte, e Borges cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo. Além disso, Marcelo Oliveira deixou Lucas Silva no banco, dando nova chance a Souza, que há muito tempo não jogava. Já Leandro Guerreiro, que foi titular no jogo do título, no triunfo sobre o Vitória, por 3 a 1,cedeu a vaga para Henrique.

Apesar de mandar a campo um time bastante mudado, Marcelo Oliveira disse antes de a bola rolar que o objetivo é somar o maior número possível de pontos. “Temos de criar desafios novos, obter a maior pontuação e o melhor aproveitamento. Temos compromisso com torcedores e a chance de fazer observações”, afirmou o treinador. “Para eles é só mais um jogo porque já foram campeões, mas para nós é jogo decisivo, porque ficar na primeira divisão é o nosso principal objetivo”, disse o atacante Leonardo.

O Cruzeiro, que atingiu 74 pontos na última quarta-feira, escapou no fim do jogo de sua sétima derrota, em jogo em que cumpriu a perda do mando de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de briga entre seus torcedores no clássico com o Atlético-MG, em 13 de outubro, quando perdeu por 1 a 0. O campeão brasileiro teve apoio de um bom número de cruzeirenses no Parque do Sabiá.

Jogando com muita vontade, para seguir com chances de se salvar, a Ponte Preta esteve perto de confirmar sua 10ª vitória no Brasileirão, que seria a quarta como visitante, mas só chegou a 35 pontos. O triunfo já seria  insuficiente para tirá-la da zona de degola nesta rodada, mas a deixaria com maiores esperanças de evitar jogar a Série B do Brasileirão em 2014. Com o empate e somente nove pontos a disputar a situação da Ponte é dramática.

Sem muita concentração no começo da partida, o Cruzeiro viu a Ponte Preta abrir o marcador, logo aos 4 min. Artur fez boa jogada pela direita, cruzou para Felipe Bastos chutar. Fábio defendeu, mas no rebote Leonardo colocou a bola nas redes. Em desvantagem no placar, o Cruzeiro logo assumiu o controle do jogo, encurralou o adversário, que apenas se defendia, e criou oportunidades seguidas para empatar.

Aos 8 min, Everton Ribeiro fez bela jogada individual pela direita e cruzou para Ricardo Goulart, de primeira, chutar por cima do travessão. Três minutos depois Souza cobrou falta, com um chute forte, defendido parcialmente por Roberto. No rebote, Goulart novamente errou o alvo. Um dos destaques do time campeão, Everton Ribeiro, driblou quatro adversários, no meio-campo, sendo parado apenas com falta cometida por Fernando Bob.

Quando a Ponte Preta parecia sem condições de atacar, conseguiu levar perigos sucessivos ao goleiro Fábio, que largou perigosamente algumas bolas, mas, em outras fez defesas salvadoras, como aos 35 min, em chute cruzado de Rido, e no minuto seguinte em cabeçada de Felipe Bastos. O ataque visitante levava a melhor sobre a defesa celeste e desperdiçou boas chances de ampliar o marcador.

“Atuamos bem fechadinho, tomando sufoco e vamos continuar do mesmo jeito no segundo tempo”, destacou Leonardo, atacante da Ponte Preta. Para Willian, o Cruzeiro até criou chances, mas não soube aproveitá-las. “Temos de furar o bloqueio com nosso toque de bola”, disse. A Ponte voltou com o volante Magal no lugar de Felipe Bastos. O Cruzeiro não fez alterações no intervalo. A primeira chance foi da equipe mineira, mas desperdiçada por Everton, após boa jogada de Everton Ribeiro.

Aos 8 min, o Cruzeiro quase empatou. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Paulão acertou a trave. O lance mostrou que a equipe anfitriã seguia firme na pressão, em busca da igualdade. Aos 11 min, Willian, livre, desperdiçou nova oportunidade, ao chutar a bola para fora. Quatro minutos depois, Júlio Baptista cobrou falta e obrigou Roberto a grande defesa. O experiente jogador deixou o gramado em seguida, entrando Elber, e Henrique foi substituído por Vinicius Araújo, abrindo mais o time.

O Cruzeiro tanto pressionou, que foi premiado com o empate, aos 30 min, após cobrança de escanteio de Everton Ribeiro pela direita. O volante Souza, surpresa de Marcelo, fez de cabeça. E o campeão brasileiro queria a vitória. Por isso, o treinador tirou o lateral esquerdo e colocou o atacante Luan para fazer o papel de ala. Aos 38 min, Vinícius Araújo, que veio do banco, fez belo gol, mas Leonardo, aos 46 min, fez o seu segundo e empatou o jogo.

CRUZEIRO 2 X 2 PONTE PRETA

Data: 17/11/2013 (domingo)
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Ailton Farias da Silva
Cartões amarelos: Felipe Bastos, Adrianinho, Artur (PON); Ceará (CRU)
Gols: Leonardo, aos 4 min do primeiro tempo; Souza, aos 30 min e Viníucius Araújo, aos 38 min e Leonardo, aos 46 min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Paulão, Léo e Everton (Luan); Henrique (Vinícius Araújo), Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Júlio Baptista (Elber)

Técnico: Marcelo Oliveira

PONTE PRETA
Roberto; Artur, César, Ferron e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Felipe Bastos (Magal) e Adrianinho (Elias); Rildo (Rafael Ratão) e Leonardo

Técnico: Jorginho