Topo

"Missão dada é missão cumprida", diz técnico do Inter após vaga no G-4

Odair comemora vitória do Internacional e vaga na fase de grupos da Libertadores  - Ricardo Duarte/Inter
Odair comemora vitória do Internacional e vaga na fase de grupos da Libertadores Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

25/11/2018 22h33

Odair Hellmann usou a frase do personagem Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite para abrir sua manifestação sobre a classificação do Inter para Libertadores de 2019 direto na fase de grupos. O treinador ainda aproveitou a entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense para sublinhar a reconstrução do clube.

"Missão dada é missão cumprida. Isso é o primeiro. Hoje o jogo teve alguns simbolismos. A atuação contra o Fluminense... Foi o Fluminense o adversário no último jogo há dois anos, quando o Inter caiu. Isso foi lembrado por todos antes do jogo. Tínhamos que fechar diferente daquele dia. E fechamos. Um ano de reconstrução, onde reconstruímos. O que é mais importante. Passamos por etapas. Algumas mais difíceis, outras menos, e tivemos o respaldo da direção, do presidente, sabíamos que era um ano de resgate da representação do que sempre foi a história do Inter, de conquistas, disputas na parte de cima da tabela, de títulos", disse o treinador.

A vitória deste domingo confirmou o Colorado como melhor campanha de um time vindo da Série B no Brasileiro sob atual formato (com 20 clubes em pontos corridos). E dessa forma, o treinador viu a reconstrução do clube.

Siga o UOL Esporte no

"Passamos degrau a degrau. E não dando o passo maior que a realidade. Fizemos com humildade, trabalho... Reconstruímos. E a casa está com alicerce, com base, com parede, não adianta reconstruir pelo telhado porque no primeiro vento, cai. Construímos uma casa com fundamento, e ela está sólida. Foi construída passo a passo por todos", disse.

Odair ainda encontrou espaço para lamentar ter ficado para trás na disputa pelo título, confirmado pelo Palmeiras nesta mesma rodada.

"Seria excepcional com o título. Não veio. Mas a campanha foi excelente e todos merecem esta vaga direta na Libertadores. O campeonato que fizemos, foi merecido", completou.

Agora, a última rodada significa a chance de se transformar na melhor campanha da história do Inter nos pontos corridos entre 20 clubes. Em 2006 e 2014, o time gaúcho somou 69 pontos. Tem, atualmente, 68 e pode bater esta marca se vencer o Paraná no próximo domingo.