Topo

Série B - 2019

Em duelo 'eletrizante', goleiros garantem empate entre ABC e São Caetano

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/07/2011 23h41

O placar de 2 a 2 foi pouco para o eletrizante duelo disputado nesta terça-feira no estádio Frasqueirão. Apesar das boas atuações dos setores ofensivos de ABC e São Caetano e do jogo extremamente movimentado, a noite acabou sendo mesmo dos goleiros Welligton e Luiz, que realizaram defesas milagrosas e impediram as inúmeras oportunidades criadas pelas equipes.

"Mau resultado aqui dentro nunca. Claro que a gente tinha vantagem de dois gols, mas o Welligton fez duas grandes defesas e temos que valorizar os pontos fora de casa. A gente procura trabalhar para, quando precisar, estar atento. Sofrimento recompensado pelo grupo, que está demonstrando interesse em subir", analisou o goleiro Luiz, principal destaque da partida.

Com o resultado, o ABC mantém a invencibilidade dentro do Frasqueirão, mas por outro lado deixa o G-4 e termina a 13ª rodada na quinta colocação, com 22 pontos. O São Caetano, por sua vez, vai a 15 pontos e cai para a 16ª colocação, ficando ainda mais perto da zona de descenso.

O primeiro tempo teve início com o ABC, apoiado pela torcida, impondo um ritmo alucinante na partida. Pio era o mais acionado, e levou perigo em chutes de fora da área. Aos 19min, Leandrão recebeu cruzamento na área, girou para cima do zagueiro e, de primeira, sem deixar a bola cair, acertou uma bomba da pequena área; Luiz fez milagre e salvou o São Caetano.

O time visitante, que pouco havia assustado até o momento, com exceção a uma chance perdida por Nunes da entrada da área, aproveitou a bola parada para acabar com a pressão do ABC e abrir o placar no Frasqueirão. Em cobrança de falta próxima à área, o volante Souza foi extremamente feliz no chute e acertou a trave esquerda antes de ver a bola ir para as redes.

O ABC não reagiu bem ao gol, se desestabilizou na partida e viu o lateral Artur aproveitar uma falha de sua defesa e bater cruzado de dentro da área; Welligton não resistiu à força do chute e acabou aceitando, aos 36min. 2 a 0. Foi então que a alteração feita por Leandro Campos aos 26min (Éderson no lugar de Malaquias), logo após sofrer o primeiro gol, começou a surtir efeito.

Éderson começou a se destacar, e após cobrança de escanteio da direita, acertou lindo chute de primeira, cruzado, este sem defesa para Luiz. O ABC estava de volta ao jogo, mas uma nova desatenção da defesa fez com que o São Caetano criasse a primeira grande chance da etapa final. E dessa vez, foi Welligton quem brilhou e salvou dois chutes à queima-roupa na sequência.

Depois de muito insistir, mesmo mais desorganizado que o São Caetano, o ABC finalmente conseguiu marcar mais um e empatar a partida. Cascata recebeu na linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área; a bola passou por todo mundo e o atacante Leandrão mostrou faro de gol para chegar de carrinho e completar para as redes de Luiz, aos 25min.

A partir daí, a torcida abecedista ‘incendiou’ o Frasqueirão e começou a jogar junto com o time. O ABC correspondeu e foi para cima. Não conseguiu virar, e aos poucos viu o São Caetano voltar a assustar em algumas oportunidades. Sem mais qualquer tipo de organização tática, as equipes foram ao ataque, mas voltaram a parar nos goleiros, especialmente em Luiz.