Topo

Espanhol - 2019

Dia de pereba de Neymar custa caro ao Barcelona, que perde por 1 a 0

Do UOL, em São Paulo*

08/03/2014 13h50

Neymar foi a maior contratação do Barcelona na temporada e é o principal jogador da seleção brasileira. Mas neste sábado, a atuação do craque pelo Campeonato Espanhol foi marcada por finalizações bisonhas que culminaram na derrota da equipe catalã para o Valladolid por 1 a 0, gol de Rossi.

Este resultado teve um efeito catastrófico na tabela de classificação. Como o Atlético de Madri venceu o Celta de Vigo por 2 a 0, o time de Xavi e Iniesta cai para a terceira colocação no torneio. Se o Real Madrid vencer o Levante neste domingo, a equipe merengue abre quatro pontos na liderança. 

Foram pelo menos dois lances marcantes em que a pontaria do camisa 11 falhou falhou feio. A primeira foi no primeiro tempo, quando o atacante saiu da esquerda, cortou para dentro e soltou a bomba, que passou muito longe do gol.

Na segunda etapa, um lance mais claro desperdiçado: o brasileiro recebeu toque sutil de Messi, ficou livre na frente do goleiro dentro da área e chutou longe do gol com a perna esquerda.

O desempenho abaixo do esperado nas finalizações fez com que o jogador acabasse sendo substituído por Tello aos 28 minutos do segundo tempo, mesmo quando o Barcelona contava com quatro atacantes (Messi, Pedro e Alexis Sánchez estavam em campo) e pressionava em busca do empate.

Os catalães jogaram melhor, tiveram mais posse de bola (ultrapassou os 70% do tempo de jogo) e chutaram mais vezes contra a meta de Mariño (mais de dez vezes).

Esta foi a terceira derrota da equipe nos últimos seis jogos do Espanhol, que mostra um claro sinal de desaceleração da equipe de Tata Martino, que havia perdido apenas uma, dos 21 primeiros jogos do torneio (empatou três e ganhou os outros 17).

*Atualizada às 18h21