Topo

Espanhol - 2019

Tata Martino anuncia que não ficará no Barça na próxima temporada

Do UOL, em São Paulo

17/05/2014 16h13

O argentino Gerardo Martino anunciou, neste sábado, que não ficará no comando do Barcelona na próxima temporada. Depois de um ano frustrante, que termina sem títulos de peso para a equipe catalã, o técnico cumpre o que se esperava e pede demissão.

“O primeiro que quero confirmar é que, de mútuo acordo, deixo o Barcelona. Agradeço a confiança e sinto não ter alcançado os objetivos. Fica meu profundo reconhecimento aos jogadores. Foi um orgulho treinar essa instituição”, disse Martino em sua entrevista coletiva logo após o empate por 1 a 1 com o Atlético, resultado que deu o Campeonato Espanhol à equipe de Madri. Pelo Twitter, o Barcelona confirmou a informação. 

Diretor de futebol do Barcelona, Andoni Zubizarreta, também falou sobre a saída do treinador. “Agradecemos o Tata pelo seu trabalho porque teve uma temporada muito complicada”, disse, evitando ser duro na avaliação. 

"Fracasso é uma palavra demasiado grande para mim. Por não conseguir títulos é um fracasso. Não conseguimos os objetivos imaginados", disse Zubizarreta.

Martino chegou ao clube no começo da temporada depois de um bom trabalho no Newell's Old Boys, substituindo Tito Villanova, afastado para o tratamento de um câncer que acabaria o vencendo há algumas semanas. Em meio à reformulação de uma geração vitoriosa, o técnico não conseguiu fazer Neymar se encaixar no time, viu Messi render mal pela primeira vez em ano e sucumbiu à pressão.

No comando do Barcelona, Tata Martino conquistou 38 vitórias, e ainda teve dez empates e seis derrotas. Dos quatro títulos oficiais que disputou, o Barça conquistou apenas o título da Supercopa.

Seu provável substituto é Luis Enrique, meia com história no Barcelona como jogador, que tem experiência como técnico na base dos catalães e está livre no mercado depois de pedir demissão do Celta de Vigo.