Topo

Carioca - 2019

Botafogo busca recuperação e inicia novo 'projeto Libertadores' após três derrotas

Loco não repetiu boas atuações das "decisões" da Taça Rio e Bota falha no 1º semestre - Júlio César Guimarães/UOL
Loco não repetiu boas atuações das 'decisões' da Taça Rio e Bota falha no 1º semestre Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2012 06h00

O Botafogo fazia uma boa campanha e mantinha uma invencibilidade que já durava 23 partidas. Entretanto, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil chegaram em suas fases decisivas e o Alvinegro falhou nas duas frentes. O time sofreu três derrotas – duas para o Fluminense e outra para o Vitória – e viu todo o planejamento do primeiro semestre ruir. Com o Estadual como passado, o Glorioso não tem nem mesmo o torneio nacional para consolo. Assim, o time buscará recuperação e iniciará novo 'projeto Libertadores' no Campeonato Brasileiro.

A classificação para o torneio internacional virou uma espécie de fixação no time de General Severiano. Nos dois últimos Campeonatos Brasileiros, o Botafogo bateu na trave e perdeu a vaga na reta final da competição - em 2010 com Joel Santana e 2011 com Caio Júnior. 

O técnico Oswaldo de Oliveira preferiu não gastar tempo com lamentações sobre os maus resultados da última semana. O treinador focou nas competições do segundo semestre para se recuperar do início de ano frustrante, após ser vice do Campeonato Carioca e eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Além do Brasileirão, o Botafogo tem a Copa Sul-Americana como desafio. “Temos que recuperar essa turma. Vamos fazer uma preparação para recuperá-los para o Brasileiro. Essa ida para Saquarema [intertemporada de terça a sexta-feira] será boa para recuperar quem não está 100%. Vamos dar o nosso melhor para entrar nesse Brasileirão e na Sul-Americana e conquistar nosso principal objetivo que é a classificação para a Libertadores”, disse.

Oswaldo de Oliveira pede para o time manter o padrão desses primeiros cinco meses no restante da temporada. “Tivemos brio e estamos pensando em continuidade do trabalho. Essa atuação [contra o Fluminense] nos dá uma esperança grande. Apesar da perda do campeonato, tenho certeza que se mantivermos este nível de atuação faremos uma boa temporada”, afirmou.

O Botafogo folgará nesta segunda-feira e se reapresentará na terça pela manhã. Em seguida, a delegação segue rumo a Saquarema, onde realizará uma intertemporada no centro de treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). O elenco ficará na cidade da Região dos Lagos até sexta-feira, quando volta para o Rio de Janeiro. No domingo, o Glorioso estreia no Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, no Engenhão.

VEJA COMO FORAM AS FINAIS DE TODOS OS ESTADUAIS PELO BRASIL

  • Neymar brilha, Santos derrota o Guarani e premia o centenário com tri paulista

  • Fluminense controla Botafogo, vence mais uma vez e encerra jejum no Carioca

  • Atlético-MG vence América e é campeão mineiro invicto depois de 36 anos

  • Inter toma susto do Caxias, vira na pressão e conquista o 41º título do Gauchão

  • Em jogo tenso, Bahia segura empate contra o Vitória, é campeão e quebra jejum de 11 anos

  • Santa Cruz cala a Ilha do Retiro, derrota o Sport e se torna bi após 25 anos

  • Coritiba vence Atlético-PR nos pênaltis e se sagra tricampeão paranaense

  • Ceará segura empate com Fortaleza e é bicampeão estadual

  • Avaí vence Figueirense de novo e se torna o maior campeão do Catarinense

  • Goiás arranca empate do Atlético-GO, é campeão goiano e evita tri do rival