Topo

PSG sofre gol de brasileiro desconhecido, mas vira e bate lanterna Ajaccio

Do UOL, em São Paulo

11/01/2014 15h52

Líder do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain tem um elenco recheado de brasileiros badalados, como os zagueiros Alex e Thiago Silva, o lateral esquerdo Maxwell e o meia Lucas. Neste sábado, porém, o destaque entre os jogadores nascidos no país sul-americano foi outro. O desconhecido Eduardo marcou e colocou o lanterna Ajaccio em vantagem, mas o time da capital virou e venceu por 2 a 1.

Eduardo chamou atenção logo aos 6min do primeiro tempo. O centroavante brasileiro aproveitou um cruzamento rasteiro e completou de primeira para colocar o lanterna Ajaccio em vantagem.

Nascido no Piauí, o brasileiro de 33 anos passou apenas por Flamengo-PI e Joinville no país de origem. Ele trocou a região pela Suíça em 2001, e desde então construiu carreira no futebol europeu. O camisa 9 defende o Ajaccio desde 2012.

O curioso é que Eduardo marcou contra uma defesa composta prioritariamente por brasileiros. Alex, Thiago Silva e Maxwell foram titulares do PSG neste sábado. O time da capital, que jogou fora de casa, ainda teve na formação principal o volante Thiago Motta, que nasceu no Brasil e tem cidadania italiana.

O gol marcado por Eduardo mudou precocemente o panorama do jogo. A despeito de atuar em casa, o Ajaccio recuou a linha de marcação e abdicou da posse de bola. O PSG teve mais de 70% do domínio.

Aos 41min do primeiro tempo, o controle do PSG levou o time visitante ao empate. Ibrahimovic recebeu lançamento e tocou para Lavezzi, que teve imensa liberdade para completar para as redes.

O empate aumentou ainda mais o domínio do PSG. No segundo tempo, o time da capital controlou totalmente o jogo, a ponto de o técnico Laurent Blanc ter trocado o zagueiro Alex pelo meia Pastore aos 26min – ao mesmo tempo, ele substituiu Lavezzi pelo brasileiro Lucas.

Dois minutos depois das modificações de Blanc, o PSG chegou à virada. Cavani aproveitou cruzamento da esquerda e ajeitou para o meio da área. Matuidi, mesmo marcado, conseguiu completar de cabeça e marcar.

A virada consolidou a liderança do PSG no Campeonato Francês. O time dirigido por Laurent Blanc chegou a 47 pontos e abriu cinco de vantagem para o Monaco, que havia empatado com o Montpellier na sexta-feira.

O resultado deste sábado também consolidou a péssima situação do Ajaccio na tabela do Campeonato Francês. O time de Ajaccio tem apenas nove pontos ganhos e ocupa a última posição da tabela na temporada 2013/2014.