Topo

Espanhol - 2019

Atlético de Madri e Barcelona decepcionam e não saem de empate sem gols

Do UOL, em São Paulo

11/01/2014 18h52

O jogo era o duelo de Lionel Messi e Diego Costa, com coadjuvantes como Neymar, Iniesta, Koke e Villa. Além disso, valia a liderança do Campeonato Espanhol. Com tantos elementos e tanta relevância, Atlético de Madri e Barcelona decepcionaram neste sábado e não foram além de um empate sem gols no estádio Vicente Calderón, em Madri.

"Foi um jogo muito intenso. São duas equipes com propostas muito diferentes, mas nós fizemos uma partida com muita disputa", avaliou Xavi, meio-campista do Barcelona, depois do jogo deste sábado.

O resultado levou as duas equipes a 50 pontos. O Barcelona, por causa dos critérios de desempate, segue na ponta da tabela, condição que o time catalão ocupa há 57 rodadas – as 19 desta temporada e as 38 da edição passada do Campeonato Espanhol.

Num cenário em que tudo ficou igual, o único que não saiu desapontado com o jogo deste sábado foi o Real Madrid. A equipe merengue tem 44 pontos e uma partida a menos, e agora encara uma chance de diminuir a distância para a liderança.

A decepção que Atlético de Madri e Barcelona proporcionaram neste sábado, aliás, começou antes mesmo do jogo. Lionel Messi (voltando de lesão) e Neymar (por decisão técnica) ficaram no banco de reservas. O argentino entrou no intervalo, e o brasileiro foi a campo apenas aos 21min do segundo tempo.

No período em que Messi e Neymar estiveram no banco de reservas, Atlético de Madri e Barcelona produziram pouco. O time da capital foi mais incisivo e teve as melhores oportunidades do início do confronto.

Foi assim aos 27min, por exemplo, quando Miranda desviou cobrança de escanteio para Diego Costa, que concluiu para fora.

Aos poucos, porém, o Barcelona conseguiu amainar o ímpeto ofensivo do Atlético de Madri e passou a ter mais posse de bola. O problema é que esse controle dos catalães era estéril, totalmente contido pela forte marcação dos donos da casa.

No intervalo, o técnico Gerardo Martino tentou aproveitar uma lesão para mudar isso. Iniesta sentiu dores no joelho e foi substituído por Messi, que fez neste sábado o segundo jogo após ter ficado longe dos gramados por quase dois meses.

Com Messi, o Barcelona ganhou criatividade e velocidade e foi amplamente superior no segundo tempo. No entanto, o Atlético de Madri seguiu bem postado, sem dar espaços para os visitantes.

Aos 21min, Martino fez a segunda mudança no Barcelona. Saiu Alexis Sánchez, que vinha jogando centralizado, e entrou o brasileiro Neymar, que foi para o lado esquerdo do ataque. Com isso, Messi migrou da direita para o centro.

Mesmo com Messi e Neymar, o Barcelona não conseguiu impor forte pressão ao Atlético de Madri. Nesse cenário, o grande destaque do jogo até os 30min do segundo tempo foi o turco Arda Turan, meio-campista da equipe da casa.

Com Turan, o Atlético de Madri conseguiu diminuir o ritmo do jogo e evitar uma pressão do Barcelona. Além disso, o turco foi fundamental para uma estratégia de marcação dos mandantes, que exerceram forte pressão no volante Busquets e obrigaram os catalães a dar pelo menos dois chutões.

Com o empate deste sábado, o argentino Diego Simeone somou o primeiro ponto como técnico Atlético de Madri contra o Barcelona em jogos do Campeonato Espanhol. Antes, ele havia sofrido três reveses em três jogos.

No entanto, Simeone não teve apenas motivos para comemorar. O Atlético de Madri teve neste sábado a chance de chegar à liderança do Campeonato Espanhol pela primeira vez desde o dia 12 de setembro de 2010.