Topo

Juventus ganha 30º italiano sem entrar em campo graças a vexame da Roma

Do UOL, em São Paulo

04/05/2014 11h52

A Juventus é tricampeã italiana e conquistou - oficialmente - seu 30º título na manhã deste domingo. E para isso nem precisou entrar em campo. A Roma foi goleada para o Catania por 4 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Italiano e com isso não consegue mais alcançar o time de Turim na tabela: são oito pontos de diferença, faltando apenas dois jogos para os romanos.

A Juve deve comemorar a conquista pela segunda vez na história. Em 2012, os torcedores celebraram a marca inédita do 30º título, mas a equipe perdeu na justiça as taças de 2004/2005 e 2005/2006 por conta de escândalos de combinação de resultados - que ainda levaram o clube para a Série B.

Como é tradicional na Itália, a cada dez títulos o clube pode colocar uma estrela no peito e a Juventus será brindada de fato pela honraria. Internazionale e Milan, ambos com 18 títulos, sequer tem duas estrelas. Este também foi o quarto título seguido de Pirlo, que antes deste tricampeonato era campeão com o Milan.

O jogo da festa será nesta segunda-feira, às 16 horas (de Brasília), contra o Atalanta. A equipe do técnico Conti deve estar completa, com astros como Tevez (que, com 19 gols, ainda luta pela artilharia do campeonato), Buffon, Chiellini, Pogba e Pirlo.

Diante de uma legião argentina - foram oito jogadores do país em ação pelo Catania - a Roma, que contou com os brasileiros Dodô, Maicon, Taddei e Michel Bastos, esteve irreconhecível, especialmente no segundo tempo. Mariano Izco fez dois gols, deu uma assistência e foi o principal nome do jogo.

Vale lembrar que até este jogo a Roma tinha a melhor defesa do Italiano, tendo sofrido 19 gols em 35 jogos. Agora, com 23 gols sofridos, o clube se igualou a Juventus como a zaga mais segura. Além disso, a equipe vinha de nove vitórias consecutivas.