Topo

Na Itália, final da Copa só começa após conversa com organizados

Do UOL, em São Paulo*

03/05/2014 16h50

*Atualizado às 18h37

A final da Copa da Itália entre Napoli e Fiorentina neste sábado só começou após jogadores e dirigentes das duas equipes conversarem os líderes das torcidas organizadas e pedirem que o clima de guerra que começou fora do estádio Olímpico não continuasse nas arquibancadas.

Um grupo de napolitanos foi encurralado região de Tor di Quinto e houve confronto com bombas e até arma de fogo. Com isso, a confusão tomou proporções maiores. 

Quatro homens acabaram feridos, sendo três deles por tiros. Entre eles, está um policial que viajou para a capital romana a paisana e outro, de 30 anos, que está em estado gravíssimo.

O jornal italiano "La Gazzetta dello Sport" informa que foram 10 feridos no total e que torcedores de Napoli e Fiorentina entraram em confronto nas estradas que levam a Roma. 

A polícia romana investiga quem foram os autores das agressões e trabalha com duas hipóteses principais. A primeira é que os agressores são torcedores da Roma, time da capital, mas que não está na disputa pelo título, e a outra é que eles não tinham ligação com o futebol. 

A briga nas redondezas do estádio aconteceu poucos minutos antes do início do duelo. Na arena, as duas torcidas seguiram no clima de guerra e atiraram bombas e sinalizadores no gramado. Um bombeiro foi atingido.

Para tentar esfriar os ânimos, o meia Hamsik, principal jogador do Napoli, foi ao alambrado conversar com o líder dos ‘ultras’ do clube e pedir que os torcedores se comportassem. O mesmo ocorreu com dirigentes da Fiorentina do outro lado do estádio. Como os líderes concordaram, a partida foi liberado para começar. 

O jogo entre Fiorentina e Napoli só teve início às 16h45, 45 minutos depois do horário marcado.

Com a bola rolando, o Napoli abriu 2 a 0, com dois de Insigne, antes dos 16 minutos de jogo. A Fiorentina diminuiu também na primeira etapa, com Vargas.

Porém, o time de Nápoles, mesmo com um jogador a menos, marcou o terceiro nos acréscimos do segundo tempo com Mertens e ficou com a Copa da Itália pela quinta vez.