Topo

Juventus empata e vê Roma se aproximar da briga pelo título do Italiano

Do UOL, em São Paulo

14/12/2014 11h20

A Juventus tropeçou de novo. Jogando em casa, a equipe de Turim empatou por 1 a 1 com a Sampdoria neste domingo (14), em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Italiano. Foi a segunda igualdade seguida dos mandantes, líderes da temporada 2014/2015. E isso colocou a Roma a um ponto do topo.

O empate levou a Juventus a 36 pontos em 15 jogos. O time de Turim ainda é líder do Campeonato Italiano, mas vê a Roma de perto. A equipe da capital bateu o Genoa por 1 a 0 neste domingo, com um golaço de Nainggolan.

Na rodada passada, a Roma havia desperdiçado uma chance de se aproximar da Juventus. A líder do Campeonato Italiano apenas empatou por 0 a 0 com a Fiorentina, jogando fora de casa, mas o segundo colocado não foi além de um 2 a 2 com o Sassuolo.

A manutenção da vantagem no topo da tabela é apenas um dos alentos da Juventus. A despeito dos dois empates seguidos no Campeonato Italiano, o time de Turim não tem tido muitas razões para lamentar. Afinal, conseguiu classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa e não perde um jogo sequer desde outubro (revés por 1 a 0 para o Genoa no dia 29).

Fases do jogo: Marcação pressão, domínio total da posse de bola e finalizações perigosas. No início, com destaque para o espanhol Morata, a Juventus foi extremamente superior à Sampdoria em Turim.

O domínio da Juventus virou vantagem no placar aos 12min do primeiro tempo. Evra aproveitou cobrança de escanteio e completou de cabeça para as redes.

O gol não reduziu o ímpeto da Juventus, que seguiu criando as melhores oportunidades do primeiro tempo. Aos 38min, por exemplo, Romero fez importante defesa em chute de Tevez de dentro da área.

Preocupada com o panorama do jogo, a Sampdoria fez uma mudança no intervalo: Krsticic deu lugar a Gabbiadini, atacante que já havia passado pela Juventus. E foi justamente o reserva que empatou o confronto aos 6min da etapa final, em finalização de fora da área.

O empate foi fruto de um lance individual de Gabbiadini – a Juventus seguia melhor em campo –, mas isso mudou a configuração da partida. A partir disso, a Sampdoria encaixou melhor a marcação e permitiu menos oportunidades aos donos da casa.

A Juventus chegou até a retomar a pressão nos minutos finais, mas a Sampdoria conseguiu se segurar e impedir o segundo gol do time local.

O melhor: Romero. A Sampdoria marcou bem e se dedicou quanto pôde para impedir que a Juventus anotasse mais gols, mas nada disso teria funcionado se o goleiro não estivesse numa jornada tão inspirada.

O pior: Okaka. Numa partida em que a Sampdoria teve a defesa como principal preocupação, o atacante foi uma figura praticamente nula em Turim.

Chave do jogo: Os gols perdidos pela Juventus. O time da casa pressionou e teve as melhores oportunidades da partida. Principalmente na primeira etapa, os mandantes criaram o suficiente para construir uma vantagem bem mais confortável. No entanto, faltou eficiência.

Toque dos técnicos: A Juventus apostou em marcação pressão, e todas as modificações feitas pelo treinador Massimiliano Allegri tiveram intenção de adotar uma postura ainda mais incisiva. Contudo, o técnico que mudou a partida foi Sinisa Mihajlovic. O comandante da Sampdoria fez uma modificação no intervalo e colocou em campo o atacante Gabbiadini, que empatou o duelo em lance individual.

Para lembrar:

Sobrando. O empate foi apenas o terceiro da Juventus na atual temporada do Campeonato Italiano. Líder desde o início da competição, a equipe de Turim também acumulou 11 vitórias e uma derrota até aqui.

Defesa. O gol marcado pela Sampdoria foi apenas o sexto que a Juventus levou na temporada 2014/2015 do Campeonato Italiano. A atual líder tem a melhor defesa da competição.

Caiu. A Juventus tinha um recorde histórico até este domingo. A equipe de Turim vinha de 25 vitórias consecutivas como mandante no Campeonato Italiano, maior sequência do clube em todos os tempos.

Resultados do domingo:

Juventus 1 x 1 Sampdoria
Genoa 0 x 1 Roma
Parma 0 x 0 Cagliari
Udinese 1 x 2 Hellas Verona
Cesena 1 x 4 Fiorentina