Topo

Libertadores - 2019

Flamengo joga por milagre contra o Lanús-ARG para evitar vexame e nova crise

Ronaldinho tenta passar pela defesa do Lanús na partida realizada na Argentina - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Ronaldinho tenta passar pela defesa do Lanús na partida realizada na Argentina Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/04/2012 06h10

Após um empate em casa e duas derrotas longe do Rio de Janeiro, o Flamengo assumiu a lanterna e a condição de provável eliminado no grupo 2 da Copa Libertadores - depende de uma combinação de resultados para avançar. Em busca de um verdadeiro milagre, o time encara o Lanús-ARG, nesta quinta-feira, às 19h30, no Engenhão, para tentar provar o contrário, evitar um vexame e espantar uma iminente crise que se aproxima caso as expectativas negativas sejam confirmadas.

JOEL PREPARA TORCIDA PARA QUEDA DO FLA NA LIBERTADORES: 'NÃO VAI MORRER'

  • Marcelo de Jesus/ UOL

    Em situação crítica na Copa Libertadores, o Flamengo já prepara os seus torcedores para uma possível eliminação na competição internacional após a disputa da fase de grupos. O treinador Joel Santana falou nesta quarta-feira sobre a condição que o seu time entra para a disputa da última rodada e comentou como jogadores e torcida devem se comportar caso a queda se confirme

Com apenas 6% de chances de avançar à próxima fase, o time precisa de uma complicada combinação de resultados. Além de vencer a equipe argentina, atual líder do grupo, o rubro-negro tem que torcer por um empate na partida entre Olimpia-PAR e Emelec-EQU, que será disputada simultaneamente no Paraguai.

Como de costume nos últimos jogos, o técnico Joel Santana não terá o time completo para a partida decisiva. David Braz, com uma lesão muscular na coxa, está novamente vetado. Renato Abreu, Airton e Maldonado, que se recuperam de suas respectivas cirurgias, seguem fora do time. Welinton será o titular na zaga, e Willians, Luiz Antônio e Bottinelli devem formar o meio-campo do Flamengo.

E o fato de não ter todos os seus titulares à disposição aumenta a preocupação de Joel. O comandante rubro-negro acredita que vencer a sua partida será mais difícil que ser beneficiado por um empate no outro confronto do grupo. Ainda segundo o técnico, o time da Gávea precisa esquecer a combinação de resultados e se concentrar apenas no seu jogo.

"Vai ser mais difícil vencer aqui do que acontecer um empate lá. Mas também não adianta muito falar e ficar preocupado com o jogo do Paraguai. Em primeiro lugar, temos que conseguir a vitória aqui. Depois, vamos ver o que vai rolar lá", explicou Joel, tentando ainda minimizar a pressão e não perder a esperança.

"Temos uma pontinha de chance e vamos nos agarrar nisso até o fim. Não vejo isso como uma coisa muito anormal no futebol. De vez em quando, principalmente em competições assim, temos essa situação na hora de definir os classificados. Meu desafio agora é conversar com os jogadores e pedir calma para a hora do jogo", analisou o treinador rubro-negro.

Já classificado para a segunda fase da Libertadores, o Lanús não quer saber de facilitar a vida do Flamengo nesta quinta-feira. Com dez pontos em cinco jogos, o time argentino terá força máxima para buscar mais uma vitória e ficar com uma das melhores campanhas da fase de grupos da competição, obtendo vantagem nos cruzamentos dos jogos finais.

Um dos principais jogadores da equipe, o meia Camoranesi, que era a dúvida até o início da semana, está confirmado para o jogo. Artilheiro do time na competição e grande aposta de gols, o atacante Pavone também está escalado e mostrou bem o espírito argentino para o duelo decisivo.

"Na teoria, sabemos que somos os primeiros colocados do grupo, até pela diferença no saldo de gols sobre o Olimpia, que é o único que poderia nos alcançar. Mas vamos para cima do Flamengo, precisamos ganhar. Queremos uma boa campanha que nos dê o direito de decidir em casa nas próximas fases. Esse é nosso grande objetivo", resumiu o atacante do Lanús.

FLAMENGO x LANÚS-ARG

Data: 12/04/2012, quinta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Fox Sports (informação divulgada pela emissora)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Abraham González e Wilson Berrio (ambos da COL)

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Welinton, Marcos González e Júnior César; Willians, Luiz Antônio (Muralha), Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho; Deivid e Vagner Love
Técnico: Joel Santana

Lanús
Marchesin; Araujo, Goltz, Braghieri e Balbi; Fritzler, Pizarro, Valeri e Camoranesi; Regueiro e Pavone
Técnico: Gabriel Schurrer