Topo

Libertadores - 2019

Neymar iguala Ganso em assistências e pode assumir papel de 'garçom' na semi

Neymar e Ganso são responsáveis por 24 assistências do Santos nesta temporada - Leandro Moraes/UOL
Neymar e Ganso são responsáveis por 24 assistências do Santos nesta temporada Imagem: Leandro Moraes/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

12/06/2012 06h00

A presença do meia Paulo Henrique Ganso no clássico contra o Corinthians nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela semifinal da Copa Libertadores da América, ainda não está confirmada pelo Santos. Entretanto, a equipe já tem um “garçom reserva” para a partida. Neymar é responsável por 12 assistências do time na temporada, o mesmo número alcançado por Ganso no ano.

O craque santista tem participação em quase 50% dos gols do time em 2012 – com 12 assistências e 27 gols. O atacante Alan Kardec é o jogador que mais foi beneficiado com as assistências de Neymar e Ganso. O centroavante já marcou onze gols em 2012, só perde para o camisa 11 no clube.

Apesar da eficiência de Neymar, a comissão técnica do Santos sabe da importância de Ganso no clássico contra o Corinthians. Com 12 assistências neste ano, o camisa 10 é responsável por 24% dos gols da equipe santista em 2012.

O meia realizou uma artroscopia no joelho direito no último dia 27, mas pode enfrentar o arquirrival nesta quarta. Apesar de o Santos prever inicialmente um mês de recuperação, o atleta intensificou o tratamento e voltou a treinar com bola nesta segunda-feira, 17 dias após a cirurgia.

DRACENA JÁ ESCALA GANSO

  • "No lugar dele, eu jogaria"

Em 2012, Muricy apostou na movimentação de seus atletas para implantar seus esquemas táticos durante os jogos. O time utilizou o 4-2-3-1, 4-3-3 e 4-4-1-1. Em todos eles, Neymar atuou do lado esquerdo do campo no ataque, mas teve bastante liberdade para trocar de posição quando esteve bem marcado.

Já Ganso também chamou a atenção por ajudar na marcação e iniciar as jogadas do time. Em diversos jogos, principalmente pela irregularidade dos defensores santistas na saída de bola, o camisa 10 foi responsável por recuar e armar a equipe, começando de trás.

Caso Ganso esteja disponível contra o Corinthians, o Santos deve entrar em campo com a seguinte formação: Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval, Juan; Adriano, Arouca, Elano, Neymar, Ganso; Alan Kardec.